Como encantar seus clientes

Venda mais comunicando-se melhor

DINÂMICA DE GRUPO

 

Escreva uma carta

 

Resumo

 

Os vendedores escrevem uma carta de um cliente fictício para si mesmos. Cada carta destaca três aspectos do comportamento ou da atitude do vendedor que tenham causado impressão positiva no cliente. A carta também observa o efeito positivo que cada ação teve sobre o consumidor. Essa atividade tem por objetivo focar a atenção dos profissionais de vendas nas coisas que fazem e motivá-los a continuar com esses esforços.

 

Duração: de 10 a 15 minutos.

 

O que é necessário

Uma cópia da carta-modelo e carta-formulário para cada vendedor, papéis em branco e canetas.

 

O que fazer

Distribua as folhas. Leia a carta-modelo e diga aos vendedores que escreverão uma carta similar a si mesmos. Peça que prestem bastante atenção ao que o cliente diz sobre o impacto das ações e atitudes do vendedor.

Se estiver conduzindo como atividade de grupo, copie a carta-modelo em uma transparência e projete-a em um retroprojetor durante a atividade de redação de cartas.

 

Diga aos vendedores que pensem em suas próprias interações com clientes e em como suas atitudes e comportamentos os afetam de forma positiva. Devem completar a carta-formulário como se fossem um cliente. Caso seja necessário, podem modificar ligeiramente as palavras impressas.

 

Após o exercício, peça para alguns vendedores lerem suas cartas e promova um debate com o grupo.

 

Se estiver realizando essa atividade por conta própria, leia a carta-modelo e depois complete a carta-formulário como se fosse um cliente.

 

Na web

Acesse o site VendaMais, clique na seção VM Plus e baixe os materiais de apoio.

 

Fonte: O grande livro de jogos de vendas

Autores: Peggy Carlaw e Vasudha Kathleen Deming

Editora: Qualitymark

 

 

PÁGINA 02

HUMOR

Vendedor excepcional

 

Um vendedor excepcional foi pedir emprego em uma fábrica de extintores.
— Tente me vender um extintor – disse-lhe o gerente durante a entrevista.
— Pois não! Caro cliente, nós somos a maior fábrica de extintores do mundo e os nossos produtos têm cem anos de garantia…
— Pode parar! Pra que eu vou querer cem anos de garantia? – interrompe-lhe o gerente – Daqui a cem anos estarei morto.
— Tudo bem, mas e no caso de o senhor ir para o inferno?

 

Fonte: piadasonline.com

 

 

DICAS DE PORTUGUÊS

 

Não confunda

Por Cione dos Santos

 

A anos e Há anos

 

A anos – Na indicação de tempo, utiliza-se o a para indicar tempo futuro.

Exemplo: Daqui a dois meses faremos a compra novamente.

 

Há anos – E para indicar tempo passado, utilizamos o .

Exemplo: Ele chegou do exterior um ano.

 

 

Como encantar seus clientes

 

30 lições de atendimento e vendas que vão revolucionar a sua empresa

 

Nesse livro, o autor Bob Miglani, importante executivo de uma das maiores empresas dos Estados Unidos, revela os princípios de atendimento e vendas que aprendeu atrás do balcão da sorveteria de sua família. Todo o conhecimento adquirido e apresentado nessa obra se aplica tanto às pequenas quanto às grandes empresas. São conceitos simples e poderosos que visam fazer o cliente sentir-se como um rei.

 

Essa obra aborda os pontos essenciais de um atendimento nota dez, compartilhando técnicas de fácil aplicação para lidar com clientes difíceis, aumentar o valor das vendas, diminuir o estresse, motivar a equipe e fazer com que os consumidores voltem sempre. Confira algumas dicas do autor:

 

  • Experimente seu produto. Se ele não for bom o suficiente para você, também não será para seu cliente.
  • Não deixe o consumidor esperando.
  • O chefe não é o cliente
  • Diante de grosseria, seja profissional.
  • Trate bem seus colaboradores.

 

Bob defende que é melhor sacrificar os lucros a curto prazo em favor da imagem da empresa a longo prazo. Por isso, é preciso fazer de tudo para que a experiência do consumidor seja positiva. Se um cliente reclamar de seu produto, troque-o imediatamente. Ele recomenda que se criem vínculos com a clientela, por exemplo, conhecendo as pessoas que sempre visitam sua loja pelo nome e suas preferências. Lembrando que é importante estar sempre sorrindo e nunca responder a provocações nem deixar os clientes esperando.

 

O autor conta que o exemplo que os donos e gerentes transmitem é fundamental para os colaboradores da linha de frente, pois manter a motivação da equipe, investir em treinamento, tratar bem seus funcionários e demonstrar paixão pelo trabalho são estratégias valiosas para garantir um atendimento extraordinário aos clientes.

 

 “Devemos adotar as mesmas atitudes para ter sucesso na vida ou nos negócios, o que significa dedicação e comprometimento com a tarefa a ser realizada, fidelidade a determinados princípios e comportamento justo e gentil com todas as pessoas”

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