Como encontrar talentos on-line

Muitas empresas já incluíram uma análise do Orkut do candidato. Essa e outras comunidades virtuais também podem ser utilizadas para um primeiro contato com possíveis talentos Já passamos, há muito tempo, da era em que bastava um anúncio de duas linhas no jornal de domingo para atrair talentos para sua equipe, para descobrir aquele grande funcionário com condições de ser um líder tão bom ou melhor que você.

Pensando bem, essa era de domínio dos anúncios no jornal nunca existiu. Dê uma olhada nas pessoas que trabalham para você. Quantos vieram de anúncios oficiais, em jornais e agências de empregos e quantos são indicações, bateram na porta com a cara e a coragem ou foram convidados pessoalmente? E quanto mais alta na hierarquia for a sua equipe menor o número de contratados ?por vias formais?.

Hoje, há muitas outras formas de encontrar a melhor pessoa para trabalhar para você, como mostram os consultores norte-americanos David Teten e Scott Allen. Veja o que eles têm a dizer sobre a internet como ferramenta de contratação:

Use sua rede de contatos. Se você já usa a internet há algum tempo, certamente conhece várias pessoas para quem pode pedir indicações para preencher determinada vaga. Certifique-se de que eles não têm nenhum contato com concorrentes. A chave é fazê-los entender que você não está prometendo nada e não é uma maneira disfarçada de convidar aquelas pessoas para trabalhar com a sua empresa. Você apenas gostaria de nomes para possíveis futuros contatos, pessoas com quem eles trabalharam, conhecidos de outras companhias.

Use seu site. Muitas empresas colocam em seus sites seções chamadas ?Trabalhe Conosco?. Em sua maioria, esses campos apresentam apenas um endereço para envio de currículo. Use melhor o que a tecnologia oferece. Desenvolva, nessa parte de seu site, um pequeno questionário, no qual, além do nome, área em que pretende atuar (se a pessoa responder qualquer uma ou colocar três ou quatro áreas, já sabe que não pode levá-la a sério), e-mail e telefone, o candidato responda a quatro ou cinco perguntas que demonstrem seu conhecimento e talento. Casos hipotéticos (?O que você faria se viesse trabalhar para nós?) e descrição de empregos anteriores (?Dos empregos/ocupações que você teve até hoje, qual deles lhe trouxe mais orgulho e por quê??).

Blogs. Funciona nas duas mãos. Você pode manter um blog bem-feito sobre sua empresa e, através da interação com os visitantes, descobrir possíveis talentos para sua equipe. Ou pode incluir nas tarefas do RH de sua empresa a pesquisa de blogs profissionais. Você pode colocar nos programas de busca, tipo Google, ?blog engenharia?, ?blog vendas/vendedor? e vai conseguir filtrar muitos diários inúteis, facilitando o encontro de bons profissionais.

Análise de comunidades on-line. Muitas empresas já incluíram uma análise do Orkut do candidato. Essa e outras comunidades virtuais podem ser utilizadas também para um primeiro contato com possíveis talentos. Acesse comunidades relevantes à sua empresa ou área de atuação e fique de olho nas mensagens inteligentes e de destaque. Quando alguém chamar sua atenção, veja a que outras comunidades ele pertence e investigue seus interesses. Você vai conseguir identificar alguns bons profissionais. Converse um pouco com a pessoa, para ter certeza sobre o que descobriu, antes de fazer uma proposta.

– E, em qualquer caso, coloque o nome de seu candidato em um mecanismo de busca. Você vai conseguir mais algumas informações.

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