Como evitar adiamentos nas negociações

Conheça algumas maneiras para evitar adiamento nas negociações e se aproveite delas para alavancar suas vendas À medida que a negociação progredi, você pode começar a suspeitar que seu oponente está ganhando tempo, em vez de tentar finalizar a transação. Apesar de isso não ser necessariamente fatal, em termos de concretização do negócio, você deve ficar de olho em seu oponente. Existem várias razões para alguém desejar deliberadamente adiar e tentar enrolar:

» Você tem uma data-limite para resolver o assunto.
» Ele pode tentar desgastá-lo para que aceite as condições impostas, pelo cansaço.
» Ele está negociando ao mesmo tempo com outra pessoa e precisa ganhar tempo.

Qual é a melhor maneira de se lidar com alguém que parece querer ganhar tempo?

Há basicamente duas coisas que você pode fazer: a primeira é simplesmente abandonar as negociações, a segunda é oferecer ao outro lado um incentivo para que o negócio seja fechado imediatamente. Claro que se você não tem pressa para fechar a negociação e dispõe de muita paciência, pode continuar a negociar e ver se consegue vencer seu oponente pelo cansaço. Isso é perigoso, já que ele está negociando simultaneamente com outra pessoa e quanto mais tempo tiver, melhor.

Na maioria das vezes, o melhor a fazer é tentar concluir a negociação rapidamente. Se você acha que não se justifica melhorar sua proposta, informe à outra parte que chegou ao limite e vai ter de interromper as negociações se as condições não forem aceitas. Quando alguém está tentando apenas ganhar tempo para conseguir uma condição melhor, isso normalmente fará com que a pessoa ?caia na real? e volte a negociar.

Se você tem alguma gordura para queimar, é possível fazer uma oferta melhor, contanto que seja aceita na hora, sem nenhum tipo de adiamento ou desculpa. Coloque sua nova oferta em termos bem claros em relação ao prazo ? agora ou nada feito. Caso contrário, você acabou fazendo uma concessão e o outro lado vai continuar usando sua tática de ganhar tempo. Se caso ele fizer isso, o melhor é levantar e ir embora.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima