Como fazer contatos e negócios de maneira descontraída

Venda Mais Empregos traz entrevista com Raúl Candeloro ? idealizador do Tuesday Network e diretor-executivo do Site VendaMais. “É preciso saber equilibrar o lado pessoal e o profissional na hora de se montar uma network”. Esse é o conselho de Raul Candeloro , idealizador do Tuesday Network, um dos mais badalados eventos do mundo dos negócios. Realizado há cerca de um ano e dois meses, o evento já percorreu seis grandes cidades brasileiras – Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Campo Grande e São Paulo – e hoje possui uma lista com três mil participantes. “O Tuesday é um lugar para realizar contatos, conhecer pessoas, trocar cartões e falar de negócios de forma descontraída”, resume Raul. Autor dos livros “Venda Mais” e “Negócio Fechado”, Raul também é diretor da Editora Quantum, responsável pela publicação de produtos relacionados a vendas e marketing. O mais recente lançamento é a revista Brasil Network. Em entrevista para o Empregos.com.br, Raúl Candeloro fala sobre um assunto que conhece muito bem: rede de contatos.

Empregos.com.br – Como funciona Tuesday Network? Qual o perfil de seus participantes?
Raúl Candeloro – O Tuesday Network é composto de diretores e gerentes das áreas de Vendas, Marketing, Telecomunicações, Internet, Informática e Recursos Humanos. Os interessados se inscrevem pelo site do evento e pagam uma taxa para participar. Isso faz com que o Tuesday se torne mais seletivo em relação aos convidados. No primeiro evento tinham apenas 12 pessoas e quem aprovava o evento sempre levava mais alguém. Hoje cerca de 90% das pessoas que freqüentam o evento são de indicação de alguém que participa ou já participou. O número limite de pessoas por evento é de 120. Se tiver mais do que isso, deixa de ser um evento de network para se tornar uma confraternização comum.

Empregos.com.br – De que forma os participantes podem tirar bom proveito desse evento? Que dicas você oferece a quem participa dele? Raúl Candeloro – Em primeiro lugar, a pessoa não deve ser tímida, pois o Tuesday não é lugar para pessoas com esse perfil. Caso essa situação persista, peça para que alguém da organização lhe apresente à pessoa desejada. Em segundo lugar, a pessoa nunca deve esquecer de levar cartões de visitas. E em terceiro lugar, procure filtrar as pessoas com quem você deseja falar. Há uma lista na festa com os dados de todas as pessoas que estarão presentes, o que agiliza seus contatos.

Empregos.com.br – Existem alguma regra que os participantes do Tuesday Network devem seguir?
Raúl Candeloro – Sim, existem duas: peço para que eles se divirtam muito e que tenham responsabilidade na hora de convidar alguém para o evento. Falo isso por uma questão de responsabilidade social. O Tuesday já teve 25 edições esse ano e o evento vem crescendo porque é composto por gerentes, diretores, até por profissionais liberais que trabalham fazendo negócios. Cobramos o evento justamente para filtrar os convidados. Portanto, não leve um office boy ou um estudante em início de carreira, pois não compõem o perfil dos participantes. Quer uma dica? Se você é gerente, procure levar alguém que ocupe um cargo igual ou maior do que o seu. Nesse caso, você não corre o perigo se errar.

Empregos.com.br – Existe uma fórmula específica para se montar uma promissora rede de contatos?
Raúl Candeloro
– Não acredito que haja uma fórmula, uma poção mágica que possa tornar seus contatos promissores. Creio que se dá bem num network quem sabe ser um bom ouvinte, tem jogo de cintura e sabe olhar para as pessoas descobrindo de que forma pode beneficiá-la com um contato seu ou vice-versa. O ideal é evitar ser egocêntrico e imediatista. Não pense sempre em tirar proveito de alguém. Procure fazer um bom trabalho, de forma que, quando alguém precisar de ajuda, saiba que poderá contar com você. Quem quiser mais algumas dicas sobre essa rede de contatos eu recomendo que leia e livro Network, de José Augusto Minarelli.

Empregos.com.br – Que dicas você oferece para que as pessoas possam manter uma rede de contatos?
Raúl Candeloro – Isso se mantém através de um contato constante. Se não o network morre. Depois do evento, é preciso que a pessoa saiba dar continuidade àquele encontro. Nós damos o pontapé, mas o follow up fica por conta dos convidados. É a chamada lição de casa. Mande cartões de aniversário e de Natal. Só mesmo com muita sensibilidade e intimidade para saber a periodicidade certa de um contato. Evite ligar para bater papo, ligue apenas para fazer negócios. O contato pessoal deve existir, mas ele deve ser equilibrado com o profissional também.

Empregos.com.br – Você é o executivo responsável pelo site Venda Mais. Quais são os objetivos do site e que público ele abrange?
Raúl Candeloro – O site já tem dois anos e meio e é uma extensão virtual da revista Venda Mais. Ele oferece serviços que a revista não pode oferecer, como o banco de empregos e a busca por temas específicos, que é agilizada pelo banco de dados do site. A idéia é ajudar as pessoas a resolverem problemas relacionados a vendas e marketing. Disponibilizamos também no site artigos de consultores, agenda de cursos e eventos e uma biblioteca. O público que o acessa é incerto. Pelos menos 20% dele é composto por estudantes de Administração ou de pós-graduação e mestrado. Posso dizer que o site virou referência para muita gente.

Empregos.com.br – O network virtual é uma tendência? Quais as vantagens dessa modalidade?
Raúl Candeloro – Esse tipo de network ainda é uma discussão. Profissionais montam com facilidade seus grupos de discussão, trocam e-mails diversos, mas não sabem como é a cara da pessoa que está do outro lado. Eu acredito que o network presencial e o virtual se completam. Isso porque ainda existem pessoas que gostam de calor humano, de apertos de mão, de olhar nos olhos. Outros já preferem resolver rapidamente os negócios e acreditam que com três e-mails, tudo estará rresolvido. Creio que a opção por uma rede virtual vai da personalidade de cada um.

Empregos.com.br – Como as pessoas podem fazer bom uso desse network?
Raúl Candeloro – É preciso muita cautela para que suas mensagens não virem span – mensagens não solicitadas. Além disso, a pessoa deve ser rápida e objetiva, pois você pode ter certeza de que a pessoa do outro lado estará prestes a deletar sua mensagem, caso ela não seja curta e direta. Assim como em um network presencial, procure se posicionar e ofereça algo antes de pedir. Neste caso, ofereça uma matéria ou informação que seja irrelevante para a profissão do destinatário.

Empregos.com.br – O que é essencial num network? Relacionar-se com apenas um público específico ou com pessoas de diversas áreas?
Raúl Candeloro – Eu acredito que a melhor opção é uma rede com profissionais de diversas áreas. Posso comprova isso através do Tuesday Network. No início, reuníamos somente pessoas de uma mesma área e, com o tempo, o público começou a diminuir. Quando resolvemos abrir oportunidades para outras áreas, o público e os negócios voltaram a crescer.

Empregos.com.br – Você é editor da revista Brasil Network, publicação da editora Quantum. Como surgiu a idéia de montar a revista e que outros produtos são publicados pela editora?
Raúl Candeloro – A editora nasceu há sete anos e meio junto com a revista Venda Mais. Hoje, a editora também publica as revistas Secretária Executiva e Comunicação & Resultados. A mais recente é a Brasil Network, que nasceu com o intuito de cobrir os Tuesdays que acontecem ao longo do ano. Além disso, a revista oferece dicas de marketing pessoal e auxilia os três mil participantes da rede de contatos do evento a conhecerem outras pessoas que também a compõem.

Empregos.com.br – Dizem que numa montagem de network não é aconselhável a pessoa tomar a iniciativa de se aproximar da pessoa. É melhor que alguém sirva de ponte para que o contato seja mais promissor. O que você acha disso?
Raúl Candeloro
– Essa atitude depende da personalidade da pessoa. O fato é que o receio ou a timidez impedem que um bom negócio aconteça. Se você sempre ficar à espera de uma pessoa para servir de ponte, a oportunidade pode ser perdida.

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