Como funciona a motivação?

Uma revista de automóveis alemã acaba de publicar uma pesquisa, na qual afirma que homens dirigem com mais cuidado quando há uma mulher no banco do carona. Percebeu-se que com uma mulher do lado, 65% dos motoristas mudam sua maneira de dirigir Por Brasílio Andrade Neto

Uma revista de automóveis alemã acaba de publicar uma pesquisa, na qual afirma que homens dirigem com mais cuidado quando há uma mulher no banco do carona. Percebeu-se que com uma mulher do lado, 65% dos motoristas mudam sua maneira de dirigir. E 44% desses dizem que tentam ser mais cuidadosos. Outros nem percebem que mudaram sua maneira de dirigir.

O que nos faz pensar de onde vêm esse cuidado extra. Há alguma área em nosso cérebro que faz com que sejamos mais cuidadosos em alguma situação? Ou talvez seja a nossa educação, que nos obriga a sermos cavalheiros, sempre?

Mas se uma mulher ao lado de um homem ajuda-o a ser mais cuidadoso, talvez fosse o caso de obrigar que uma mulher sempre esteja presente do lado de cirurgiões, juízes, dentistas, negociadores de refém. E principalmente na hora do voto. Como uma lei: ?Nenhum homem poderá votar se não estiver acompanhado de uma mulher?. No caminho para a votação, ouve-se aquele conselho de coaching: ?Vê lá em quem você vai votar, heim? Pensa bem. Presta atenção…?.

Infelizmente essa teoria tem uma grande falha: só motiva metade da humanidade. A mesma pesquisa da revista alemã mostra que 71% das mulheres não mudam sua maneira de dirigir, estejam sozinhas, com outra mulher ou com um homem ao lado. É preciso encontrar outra maneira de motivá-las a tomar mais cuidado…

Reunião

Brandão, o gerentão, rei da motivação, reuniu a equipe e soltou os cachorros:

? Já que vocês não estão conseguindo os resultados por bem, então vão conseguir na porrada! Vocês são um bando de frouxos! Quem quiser topar uma briga é só vir aqui na frente!

E um vendedor, o Braga, vulgo Mão-de-Marreta, levantou-se lá do fundo da sala e veio caminhando lentamente na direção do Brandão, que se inflamou mais ainda:

? OK, quer dizer que temos um valente nessa sala! E agora, alguém aí vai querer encarar meu amigo Braga?

Extraído do livro Máximas e Mínimas da Comédia Corporativa, de Max Gehringer (Editora Gente).

Cartoon

“Minha mulher diz que eu preciso de cuecas novas. Por favor ligue para o gerente do banco e descubra se é mais vantajoso comprar, fazer leasing ou financiar”

Frase: ?Os homens que habitualmente ganham dinheiro aos montões nunca estudaram finanças? ? Olavo Bilac

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima