Como identificar os tipos de clientes mais comuns

Conheça os oito tipos de clientes mais comuns dos nossos dias – e aprenda a lidar com eles. 1. O pesquisador de preços
Comportamento – Seu interesse é pelo valor do produto ou serviço, não pelos benefícios que possa vir a ter.
Sugestão de tratamento – Faça uma pergunta curta, como “Você conhece o nosso produto (ou serviço)?”. Se ele insistir, informe o valor, mas adicione uma vantagem que ele terá se efetuar a compra.

2. O amigão
Comportamento – Entra na loja e puxa conversa com o vendedor. Está disposto a falar sobre qualquer assunto, mas pouco interessado em comprar.
Sugestão de tratamento – O cliente quer atenção. A mudança de assunto, porém, não implica na perda de rumo na venda. Identifique o que ele busca no local. É o princípio da interação positiva e produtiva.

3. O tímido
Comportamento – Observa o ambiente e os objetos em exposição e se sente intimidado quando alguém lhe dirige a palavra. Em geral, não sabe o que quer.
Sugestão de tratamento – Não force um confronto, pois isso só vai intimidá-lo ainda mais. Faça perguntas “abertas”, para orientá-lo e fazer com que ele fale sobre suas preferências.

4. O falso importante
Comportamento – Este indivíduo é do tipo que quer se impor diante do pessoal que o atende, pela imagem ou aparência que julga sustentar.
Sugestão de tratamento – Em um primeiro momento, reconheça a importância que ele acredita ter. A seguir, use os procedimentos normais de atendimento.

5. O prático
Comportamento – Geralmente, executivo ou profissional liberal. O importante são as respostas rápidas às suas questões. Ele sabe o que quer.
Sugestão de tratamento – Responda o que ele perguntar da forma mais objetiva possível. Vá direto ao assunto. Esse tipo de cliente não gosta de “enrolação”.

6. O autoritário
Comportamento – Usa a posição social ou profissional para intimidar quem o atende. Prefere falar com “chefes” a falar com “comandados”.
Sugestão de tratamento – Tente orientá-lo. Caso o consumidor não aceite explicações, encaminhe-o imediatamente a um superior na loja ou instituição.

7. O examinador
Comportamento – Utiliza o conhecimento em uma determinada área para testar o atendente.
Sugestão de tratamento – Use o conhecimento técnico que tem para conversar com o consumidor. Deixe-o falar sobre o assunto da qual ele entende e ofereça o produto ou serviço mais avançado à disposição.

8. O inadimplente
Comportamento – De acordo com a pesquisa da Associação Comercial de São Paulo, as principais causas da inadimplência são o desemprego, ter sido fiador ou avalista de alguém e o descontrole de gastos.
Sugestão de tratamento – Seja flexível e negocie a forma mais adequada de quitação da dívida. Também é preciso ficar atento ao Código de Defesa do Consumidor (CDC). Impedir um aluno de fazer prova em uma escola porque não pagou a mensalidade é proibido pelo CDC.

Fonte: Coplanning Planejamento e Consultoria, especializada no treinamento de atendimento de clientes para o mercado de escolas.

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima