Saiba quais são os passos obrigatórios para a implantação de um projeto de endomarketing na sua empresa. Os conceitos de endomarketing visam difundir um padrão de comportamento e uma linguagem cultural própria e homogênea a todos os funcionários. A base dessa linguagem é o conjunto de valores estabelecidos por eles próprios e aceitos como fundamentais para gerir a relação das pessoas entre si e com a organização. Esses valores serão os paradigmas do comportamento individual e coletivo na busca de melhores Ãndices de produtividade e qualidade em tudo que for produzido.
As empresas estão cientes que não é simples gerenciar pessoas. Além de um desafio permanente que requer tempo, dinheiro e tecnologias, torna-se necessário entender que cada decisão terá efeito imediato sobre os funcionários e influenciará outros campos da ação de recursos humanos.
Com as mudanças de cenário, principalmente o econômico, uma das tendências é a utilização de programas de endomarketing, buscando uma comunicação constante e eficiente entre acionistas, recursos humanos e funcionários.
O programa deve ser visto ou percebido como uma vantagem competitiva, que estabeleça a integração, coerência, interação, comunicação, reconhecimento e inovação.
O endomarketing melhora a comunicação, o relacionamento e estabelece base motivacional para o comprometimento entre os funcionários e dos funcionários com a empresa. Ao considerar os funcionários como clientes futuros ou promissores, as empresas são obrigadas a adotar polÃticas ambiciosas de recursos humanos.
Um outro ponto importante que influencia o comportamento do funcionário é a criação de modelos e técnicas que não sejam baseadas somente no resultado. Daà a necessidade de programas focados nas mudanças comportamentais, num processo de aculturamento constante, que valorize a formação do homem nos conceitos e processos culturais e profissionais, num aprimoramento cultural, ético e social.
Os projetos de endomarketing são fundamentalmente estratégicos. Porém, sua efetividade e sucesso necessitam de uma filosofia clara e transparente, além da total compreensão e comprometimento de todos os nÃveis gerenciais da organização.
O que falta muitas vezes às bases não são apenas soluções e mudanças. É fundamental transparência, segurança, linguagem objetiva e comum a toda a empresa, oficialização de valores e compartilhamento de resultados.
Para a implantação de um projeto de endomarketing, alguns passos são obrigatórios. Pesquisa organizacional, estratégia de implantação, treinamento, cronograma operacional, estabelecimento de canais de comunicação alternativos a todos os nÃveis e finalmente metas e objetivos claros a todos os responsáveis pela gestão, coordenação e implantação do programa.