Como manter a motivação em um ambiente tóxico?

Especialistas respondem a questão ?Convivo com cobranças excessivas, chefes despreparados para liderar e colegas descomprometidos com o trabalho. O que faço para manter minha energia no trabalho?? (Leitor optou por não se identificar)

Izabel de Almeida é diretora de consultoria da Ricardo Xavier Recursos Humanos. Atualmente, viver sob tensão e com cobranças excessivas faz parte do nosso dia a dia. Ter chefes despreparados ou colegas descomprometidos são situações comuns que nos fazem olhar para nós mesmos e entender que o importante é encarar tudo isso como um desafio, e não como um problema, além de nos movimentar para uma ação. Veja se você realmente está centrado em seus propósitos. Quando temos objetivos maiores, roteiros e destinos certos, nós nos motivamos muito mais. Por outro lado, caso se sinta prejudicado por alguém, seja chefe ou colega de trabalho, procure conversar com as pessoas que o incomodam e coloque seus pontos de vista de forma tranquila. Seja claro em suas ideias e atitudes. Um indivíduo sincero consigo mesmo e com os demais sempre passará confiança e será respeitado. Ter motivação em um momento complicado requer paciência, sabedoria e otimismo. Com essa atitude mental positiva, você manterá sua energia e fará a diferença em seu ambiente de trabalho. Relacionamentos são desafios importantes para o crescimento. Vivemos num mundo como ele é, e não como gostaríamos que fosse.

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Ewerton Dias é graduado em gestão de recursos humanos pelo Unifai e pós-graduando em gestão estratégica de pessoas na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O mais importante a fazer em situações como essa é ser muito profissional e focado nos seus objetivos, não fazer julgamentos precipitados e sem fundamentos sobre seus líderes e colegas de trabalho. Pois, às vezes, enxergamos apenas uma direção, sem termos empatia com os demais. Cobranças excessivas, chefes despreparados para liderar e colegas descomprometidos, caso se identifique com algumas dessas situações, o melhor a fazer é um feedback com a liderança para expor seu ponto de vista e sentimentos que cercam você no ambiente de trabalho. Dessa maneira, seu líder vai entender e também perceber que somente colaboradores preocupados com o trabalho e desempenho da equipe têm atitudes como essa. Não se esqueça: profissionalismo, clareza, empatia e objetivo são palavras que devem existir nessas situações, seja com seu líder ou colegas de trabalho.

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