Como melhorar o atendimento em seu estande e colher bons resultados de uma feira

Como melhorar o atendimento em seu estande A preparação para uma feira de negócios exige atenção redobrada em alguns pontos. Por exemplo: de nada adianta desenvolver um estande moderno e atrativo se as pessoas que estão ali para atender os visitantes não estiverem capacitadas para isso.

Quando a atenção dada ao público pelos atendentes é superficial e inadequada, o estande, além de passar uma imagem ruim da marca e da empresa, acaba se tornando um local apenas para beber algo ou descansar. E nada de novos negócios, que é o verdadeiro objetivo dos expositores.

O consultor e palestrante Antonio de Jesus Limão Ervilha comenta que é possível melhorar o atendimento nos estandes. Para começar, nada melhor que um bom planejamento. ?É preciso seguir um plano de ação específico, com objetivos, táticas de atendimento, vendas, negociação e, claro, resultados. E não deixar à deriva, do jeito que a recepcionista, o atendente ou o vendedor acham que deve ser.?

Experiência inesquecível ? Uma boa prática para melhorar o atendimento no estande é fazer o cliente interagir, criar um evento dentro do evento. ?Quando identificar um prospect, convide-o para um encontro na própria feira, com horário marcado. Crie algo direcionado para ele. Assim você coloca o cliente em ação e começa a aumentar as possibilidades de ser bem-sucedido na negociação?, explica Limão Ervilha.

Tudo que é feito para agregar valor no atendimento ou na apresentação é uma experiência inesquecível. Para isso, é preciso ir além do convencional, atingir o nível emocional desse prospect com o produto ou com o atendente. Surpreenda, vá além do que é esperado e encante durante toda a recepção no estande.

Aproveite todo o potencial de contatos ? O evento deve fazer parte da estratégia de negócios da empresa. Um contato feito durante a feira deve, inicialmente, ser classificado em um universo de possíveis clientes. Quando se tratar de uma outra empresa, o passo seguinte da estratégia é conhecer todos os departamentos que possam estar envolvidos na negociação: área de compras, área técnica, área de aplicação do produto, área financeira, etc. ?Não se vende somente para o comprador, tem de vender para todos os outros influenciadores na cadeia de decisão da empresa-cliente?, afirma Limão Ervilha.

Dessa maneira, fechar um negócio é uma questão de maturação do trabalho de venda. O passo seguinte é o de gestão da carteira de clientes, aplicando estratégias para desenvolver, seguidas de consolidar e, finalmente, fidelizar. Mas essa já é uma outra fase do negócio.

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