Como os homens sentem?

O cérebro masculino, menos emotivo, é bom para o amor? Sim! Vejamos um pedaço do alicerce que fundamenta essa resposta positiva analisando as tendências biológicas masculinas no que diz respeito à vida emocional. O cérebro masculino, menos emotivo, é bom para o amor? Sim! Vejamos um pedaço do alicerce que fundamenta essa resposta positiva analisando as tendências biológicas masculinas no que diz respeito à vida emocional. O que sabemos sobre o cérebro masculino é realmente animador!

Os homens tendem a retardar as reações emocionais. Uma avó me forneceu um exemplo dessa estratégia masculina. “Quando eu queria que o Bill pensasse sobre algo importante para mim, falava -lhe com ele antes dele sair para o trabalho e, depois, conversava quando ele voltava para casa. Dava a ele pelo menos um dia.”

Estudos recentes mostraram que os homens podem levar até sete horas a mais do que as mulheres para processar dados emocionais complexos. Novos estudos neurais confirmam o fato de que, por causa dos circuitos e conexões do cérebro masculino, podemos esperar que a “reação retardada” seja parte do modo masculino de sentir. Sem dúvida, as mulheres podem retardar as suas reações emocionais e os homens podem ter reações emocionais muito rápidas. Mas, em geral, podemos esperar que o seguinte aconteça:

. Os homens, mais do que as mulheres, não saberão o que estão sentindo no momento em que o sentimento se manifesta e levarão mais tempo para descobrir.

. Os homens, mais do que as mulheres, podem não ser capazes de expressar imediatamente seus sentimentos através de palavras e tenderão a demorar mais do que as mulheres para expressar sentimentos através de palavras – isso se escolherem uma estratégia verbal.

Os homens tendem a preferir emoções físicas a emoções verbais. “As mulheres falam, os homens fazem.”Trata-se de um clichê, mas que, muitas vezes, pode ser verdadeiro. As mulheres querem sentar e falar; os homens querem agir. Sem dúvida, alguns homens às vezes querem falar sobre emoções, mas não por tanto tempo quanto uma mulher. Quanto mais elevado o nível de testosterona no homem (ou mulher), mais espaciais ou físicas serão as estratégias de processamento emocional de que ele depende. Quanto mais elevado o nível de estrogênio/progesterona no seu sistema cerebral maior será o número de processadores verbais-emotivos que ele irá construir, e, portanto, maior será a probabilidade de que ele fale. Com mais circuitos no cérebro masculino para o processamento físico de estímulos emocionais é mais provável que ele reaja a um sentimento fisicamente.

-Ao se sentir magoado, a probabilidade de que ele golpeie alguma coisa é maior do que a de que ela faça o mesmo.

– Ao se sentir tenso, a probabilidade de que ele tente fazer algum exercício físico é maior do que a de que ela faça o mesmo.

Quando a questão é sentimento e emoções, o cérebro masculino não somente pensa de maneira diferente, mas ás vezes, pensa de maneira oposta ao cérebro feminino. O que é muito reconfortante para ela pode ser incômodo para ele. A habilidade da mulher de aceitar isso e reconhecer os sinais de desconforto do homem por ajudar a proteger o casal de um estresse emocional.

Michael Gurian é autor do livro Afinal, o que os homens pensam? (ed. Alegro)

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima