Como prestar serviços com qualidade

Quem auxiliar o cliente na sua estratégia, em seu posicionamento competitivo, conectando ofertas de serviços a esses objetivos, terá um diferencial inigualável. Pode parecer atrevimento do articulista considerar a prestação de serviços como arte. Porém, se analisarmos a complexidade dessa atividade, encontraremos paralelo com algumas definições do dicionário Aurélio, segundo o qual arte é:

» Capacidade que tem o ser humano de pôr em prática uma idéia, valendo-se da faculdade de dominar a matéria.
» Dom, habilidade, jeito.

Apesar de não ser coisa nova, a prestação de serviços nos últimos dez anos tem despertado grande interesse e debates acalorados entre estudiosos e sindicalistas (com a devida razão), por ser uma aliada importante na geração de novos empregos, sobrepujando já há algum tempo o setor industrial.

É comum observarmos alguns descontentamentos do cliente com a qualidade dos serviços prestados. A causa desses insucessos, via de regra, está atrelada ao despreparo do prestador de serviços para gerir uma relação de efetiva parceria. Já não bastam mais o conhecimento técnico ou as habilidades adquiridas ao longo da carreira profissional. Cada vez mais se faz necessário agregar atitudes que contribuam para o alcance dos patamares de satisfação do cliente.

Àqueles que almejam ingressar no mundo da prestação de serviços, recomendo a observação de alguns aspectos que irão conduzi-los ao sonhado sucesso:

  • Adotar padrões ? A qualidade da prestação de serviços fica comprometida pela individualidade do atendimento. As empresas bem-sucedidas, nesse setor, adotam padrões.
  • Aprender sempre ? A predisposição para ouvir abre caminho para o feedback e a humildade para reconhecer os erros, viabiliza a possibilidade de aprender com o cliente.
  • Comprometimento ? Comprometer-se com padrões, prazos e resultados almejados pelo cliente contribui para um relacionamento duradouro.
  • Empatia e criatividade ? Colocar-se no lugar do cliente melhora a percepção dos seus anseios, contribuindo para a criação de soluções sob medida.
  • Flexibilidade ? É fundamental para lidar com imprevistos e contornar momentos de crise.
  • Foco na necessidade do cliente ? A adequada identificação das necessidades do cliente possibilita a personalização dos serviços e agrega valor à relação de parceria.
  • Inovação ? Deve-se buscar continuadamente diferenciais que assegurem a satisfação do cliente e a permanência no mercado.
  • Resiliência ? Na área de serviços, a gestão das emoções é imprescindível para controlar as situações difíceis que surgem no dia-a-dia, diante de pressões, cobranças e insatisfações.

Na atualidade, quem auxiliar o cliente na sua estratégia, em seu posicionamento competitivo, conectando ofertas de serviços a esses objetivos, terá um diferencial inigualável.

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