Como se aproximar do cliente – GV n. 79

35 Maneiras De Se Aproximar Do Seu Verdadeiro Chefe: Seu Cliente!

 


Vemos muitos vendedores, e até gerentes, se preocupando sempre em agradar o chefe, o diretor, o dono da empresa. Se eles passassem o mesmo tempo tentando agradar seus clientes, teriam muito mais sucesso!

 

Pense bem: se seus vendedores agradarem os clientes, farão mais vendas e, conseqüentemente, isso agradará a você também. Todo mundo ficará feliz – o diretor, o dono, o gerente, o vendedor e o cliente.

 

Mas se os vendedores agradam apenas seus superiores, sem envolver clientes, não ajuda em nada.

 

Por isso, aqui está uma lista com 35 maneiras para se aproximar dos clientes e, claro, fazer mais vendas. Estude cada uma delas e veja como é possível implementá-las na sua empresa. Se você não conseguir colocar as 35 idéias em prática, tudo bem. Coloque as 10 ou 20 principais. Você com certeza terá retorno e e vai se motivar a implementar o restante.

 

  1. Crie uma política para retornar todas as ligações de solicitações/reclamações em, no máximo, uma hora.

  2. Estabeleça o objetivo de resolver todo e qualquer problema em 24 horas. Depois reduza para 12 horas.

  3. Ligue pessoalmente para quem ainda não é cliente. Pergunte (e ouça!) por que eles ainda não compram de você.

  4. Envie cartões de agradecimento para novos e velhos clientes. Tente não usar o e-mail, pois é mais impessoal.

  5. Envie cartões felicitando seus clientes no aniversário, Natal, Ano-Novo – e assim por diante. Certifique-se de que eles lembrem da sua empresa cinco ou seis vezes ao ano.

  6. Instale um sistema de atendimento a cliente, via telefone, via e-mail e via site (atendimento on-line).

  7. Coloque seus melhores vendedores/funcionários para cuidar das reclamações dos clientes.

  8. Faça pesquisas de satisfação com clientes pelo menos uma vez a cada seis meses.

  9. Coloque os supervisores e os gerentes de vendas para fazer vendas regularmente. Às vezes, um gerente tem tantas tarefas operacionais com a sua equipe que acaba se afastando dos clientes. E um gerente afastado pode levar a uma equipe afastada.

  10. Torne-se um parceiro para cada um dos seus clientes.

  11. Encoraje a inovação – nos seus funcionários e nos seus clientes.

  12. Ouça a todos. Boas idéias vêm de todos os lugares.

  13. Estude o que as melhores empresas estão fazendo em suas respectivas áreas. Como você pode aplicar essas práticas de sucesso para o seu negócio?

  14. Evite moderação, em todas as coisas.

  15. Coloque todos os funcionários da empresa (de todas as áreas) para vender ou atender pelo menos cinco clientes ao ano.

  16. Ofereça treinamento para melhorar o atendimento aos clientes e peça a participação de todos os funcionários, não apenas da área comercial.

  17. Entreviste aqueles que deixaram de comprar de você e descubra por que não são mais clientes.

  18. Ofereça algum tipo de incentivo para a equipe para que diminuam o turn over de clientes (menos clientes deixando de comprar com sua empresa).

  19. Conduza um brainstorm em grupo pelo menos uma vez por mês, com o assunto: “Como podemos fazer o atendimento ao cliente ainda melhor do que é hoje?”.

  20. Coloque qualidade e serviço como o objetivo principal da sua empresa, e não o crescimento. O crescimento virá naturalmente se você oferecer qualidade e serviço excelentes.

  21. Em vez de só remunerar os vendedores cada vez que fazem uma venda, comece a pensar como você pode “tirar” comissão, cada vez que eles perdem um cliente.

  22. Lembre-se de que a coisa mais importante são as pessoas. O resto vem em segundo lugar.

  23. Nunca permita que seus clientes sintam-se enganados.

  24. Entenda que quanto mais rápido você atender as necessidades do seu cliente mais ele valorizará a relação.

  25. Se alguma coisa der errada, assuma você a responsabilidade. Não culpe a sua empresa nem outras pessoas (mesmo que quem tenha causado o problema não tenha sido você). Diga que você, pessoalmente, resolverá a situação.

  26. Receba bem e agradeça todas as sugestões dos seus clientes.

  27. Nunca subestime seus concorrentes. Por menor que sejam, eles podem encontrar uma forma de fazer melhor que sua empresa.

  28. Nunca quebre uma promessa que você tenha feito para um cliente, não importa o quanto isso custe. Sempre mantenha sua palavra.

  29. Peça a opinião dos seus clientes sobre suas novas idéias de produtos/serviços.

  30. Faça com que seus clientes se sintam à vontade para dizer se estão insatisfeitos. Crie e distribua formulários de “como estamos indo”, incentive-os a dizer todo e qualquer problema que tenham com a sua empresa, pois só assim você poderá resolvê-los. Senão, eles podem simplesmente parar de comprar com você.

  31. Torne-se um consumidor consciente. Carregue sempre um papel e caneta na sua pasta/bolsa e escreva todas as coisas que irritam você quando está fazendo uma compra. Escreva, também, todas as ações que deixam contentes como comprador.

  32. Entusiasmo traz entusiasmo. Uma pessoa que trabalha com uma atitude negativa deve ir trabalhar no cemitério. Mas na sua equipe só fica quem tem motivação, vigor e energia positiva.

  33. Nunca subestime seus clientes. Não importa que roupa estejam usando, que profissão tenham ou o que façam nos fins de semana.

  34. Aproveite todas as oportunidades para falar de qualidade e marca.

  35. Quer saber como tratar um cliente? Simples! Pense em como você gostaria de ser tratado. (Se ao ligar para uma empresa, você não gosta de passar cinco minutos ouvindo uma musiquinha e alguns “Por favor, aguarde! Sua ligação é muito importante para nós”, provavelmente seu cliente também não vai gostar de ouvir isso quando liga para a sua empresa).

 

 

A vida (e o relacionamento com o cliente) é feita de detalhes! Preste atenção e facilite tudo, sempre que puder. Ofereça qualidade, serviço, atendimento, rapidez e soluções.

Com certeza as vendas irão aumentar!

 

Uma ótima semana de muitas venda$!

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