Como transformar uma idéia em bom dinheiro

Como transformar uma idéia em bom dinheiro Todos devem estar se perguntando como uma idéia pode valer ouro ou pensando que isso é papo furado, pois todos tiveram e continuam a ter idéias, mas dinheiro que é bom, poucos têm.

A grande diferença entre ter idéias e ter idéias que geram dinheiro reside não só na execução, mas na execução com técnica e inteligência. A prova de que isso é possível está no sucesso da marca Mundo Verde, que nasceu em 1987 com a idéia de se tornar a maior rede no mercado de bem-estar da América Latina. Ousado? Nem tanto.

Hoje, ela conta com 121 lojas e alcançou o posto almejado, ganhando inúmeros prêmios importantes de valor social, por exemplo: melhor franquia do Brasil, selo de excelência da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e muitos outros. A Mundo Verde é uma franquia especializada em produtos naturais e, além de ser a maior empresa desse segmento na América Latina, conta com uma linha completa para alimentação saudável, saúde e bem-estar de seus clientes. E pensar que tudo começou em Petrópolis-RJ, com a idéia empreendedora de seus sócios ? uma pequena loja, muito trabalho e técnicas profissionais para chegar aonde está. E olha que é só o começo. Você pode estar se perguntando como isso foi possível, não é verdade?

Os 4 pilares

A Mundo Verde seguiu de forma notável uma combinação perfeita para qualquer empreendedor ou empresa que almeja crescer de maneira sustentável: uma idéia brilhante, técnicas profissionais de gestão e uma poderosa estratégia de vendas. A idéia inicial não foi simplesmente ter um negócio que traria dinheiro (embora esse seja o objetivo de qualquer empresa), e sim conseguir isso através de quatro pilares:

1. Conceito inovador em que não teria concorrentes por muito tempo ? a estratégia do oceano azul.

2. Um modelo de responsabilidade social com as pessoas e com o meio ambiente ? produtos naturais que fazem muito bem à saúde.

3. Uso de técnicas de gestão profissional, mesmo com um negócio bem pequeno ? estrutura enxuta e qualificada de profissionais, negócio apoiado em pesquisas de mercado constante para aprimorar sempre o resultado das lojas.

4. Estratégia poderosa de vendas ? já que não teria condições de abrir 113 lojas sozinha, adotou o modelo de franquia para fazer a empresa crescer de forma rápida e com empreendedores selecionados que compraram o direito de uso da marca e levaram o negócio rapidamente para todo o Brasil.

Atualmente, a Mundo Verde ainda está em franco processo de crescimento, ocupa praticamente todas as regiões do Brasil, já tem lojas no exterior e está apoiada nos quatro pilares que adotou como estratégia para a marca.

Espero que esse exemplo inspire sua empresa a mudar e crescer, pois isso é possível e está aí o exemplo desse negócio inovador que é a Mundo Verde. $uce$$o e muita$ venda$!

Como usar esse exemplo de negócio bem-sucedido em sua empresa?

1. Procure não concorrer diretamente com o que existe no mercado. Seja diferente. Transforme seu negócio em algo inovador e com serviços que seus concorrentes não oferecem, tornando-o único no mercado.

2. Tenha responsabilidade social com o mercado. Promova campanhas sociais que beneficiem o ambiente em que sua empresa está inserida. Não use isso para aparecer, apenas adote-as como compromisso e envolva todos os seus profissionais a fim de ajudar a sociedade. Vale a pena!

3. Não faça as coisas de forma caseira. Contrate os melhores profissionais para crescer com a empresa. Utilize sempre pesquisas para aprimorar seus produtos e serviços ? isso é fundamental para não fazer as coisas de forma intuitiva. Apóie suas ações em planejamentos profissionais e deixe todos os trabalhadores envolvidos para que cada um tenha o seu compromisso com o sucesso da empresa.

4. Adote uma estratégia de vendas e não a abandone. Treine sua equipe de vendas sempre. Apareça de maneira inteligente no seu mercado. Inscreva-se em premiações do setor.

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima