Como transformar uma idéia em bom dinheiro

Como transformar uma idéia em bom dinheiro Todos devem estar se perguntando como uma idéia pode valer ouro ou pensando que isso é papo furado, pois todos tiveram e continuam a ter idéias, mas dinheiro que é bom, poucos têm.

A grande diferença entre ter idéias e ter idéias que geram dinheiro reside não só na execução, mas na execução com técnica e inteligência. A prova de que isso é possível está no sucesso da marca Mundo Verde, que nasceu em 1987 com a idéia de se tornar a maior rede no mercado de bem-estar da América Latina. Ousado? Nem tanto.

Hoje, ela conta com 121 lojas e alcançou o posto almejado, ganhando inúmeros prêmios importantes de valor social, por exemplo: melhor franquia do Brasil, selo de excelência da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e muitos outros. A Mundo Verde é uma franquia especializada em produtos naturais e, além de ser a maior empresa desse segmento na América Latina, conta com uma linha completa para alimentação saudável, saúde e bem-estar de seus clientes. E pensar que tudo começou em Petrópolis-RJ, com a idéia empreendedora de seus sócios ? uma pequena loja, muito trabalho e técnicas profissionais para chegar aonde está. E olha que é só o começo. Você pode estar se perguntando como isso foi possível, não é verdade?

Os 4 pilares

A Mundo Verde seguiu de forma notável uma combinação perfeita para qualquer empreendedor ou empresa que almeja crescer de maneira sustentável: uma idéia brilhante, técnicas profissionais de gestão e uma poderosa estratégia de vendas. A idéia inicial não foi simplesmente ter um negócio que traria dinheiro (embora esse seja o objetivo de qualquer empresa), e sim conseguir isso através de quatro pilares:

1. Conceito inovador em que não teria concorrentes por muito tempo ? a estratégia do oceano azul.

2. Um modelo de responsabilidade social com as pessoas e com o meio ambiente ? produtos naturais que fazem muito bem à saúde.

3. Uso de técnicas de gestão profissional, mesmo com um negócio bem pequeno ? estrutura enxuta e qualificada de profissionais, negócio apoiado em pesquisas de mercado constante para aprimorar sempre o resultado das lojas.

4. Estratégia poderosa de vendas ? já que não teria condições de abrir 113 lojas sozinha, adotou o modelo de franquia para fazer a empresa crescer de forma rápida e com empreendedores selecionados que compraram o direito de uso da marca e levaram o negócio rapidamente para todo o Brasil.

Atualmente, a Mundo Verde ainda está em franco processo de crescimento, ocupa praticamente todas as regiões do Brasil, já tem lojas no exterior e está apoiada nos quatro pilares que adotou como estratégia para a marca.

Espero que esse exemplo inspire sua empresa a mudar e crescer, pois isso é possível e está aí o exemplo desse negócio inovador que é a Mundo Verde. $uce$$o e muita$ venda$!

Como usar esse exemplo de negócio bem-sucedido em sua empresa?

1. Procure não concorrer diretamente com o que existe no mercado. Seja diferente. Transforme seu negócio em algo inovador e com serviços que seus concorrentes não oferecem, tornando-o único no mercado.

2. Tenha responsabilidade social com o mercado. Promova campanhas sociais que beneficiem o ambiente em que sua empresa está inserida. Não use isso para aparecer, apenas adote-as como compromisso e envolva todos os seus profissionais a fim de ajudar a sociedade. Vale a pena!

3. Não faça as coisas de forma caseira. Contrate os melhores profissionais para crescer com a empresa. Utilize sempre pesquisas para aprimorar seus produtos e serviços ? isso é fundamental para não fazer as coisas de forma intuitiva. Apóie suas ações em planejamentos profissionais e deixe todos os trabalhadores envolvidos para que cada um tenha o seu compromisso com o sucesso da empresa.

4. Adote uma estratégia de vendas e não a abandone. Treine sua equipe de vendas sempre. Apareça de maneira inteligente no seu mercado. Inscreva-se em premiações do setor.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima