Como transmitir a missão da empresa para os funcionários

O interesse permeia qualquer esforço e vem antes do conhecimento. Para que a empresa motive o comprometimento, deve estimular a curiosidade.

Para que a missão de uma empresa seja transmitida a todos os funcionários, a comunicação deve ser de maneira que as pessoas entendam. Esse sistema de comunicação deve ser eficiente, tanto para o público externo como para o interno. É preciso transformar informação em compreensão. O contexto também deve ser entendido. Relacionando o que sabem com o que não sabem, todos aprendem e o clima e a cultura da organização se transforma, permitindo um aprendizado mais rápido e completo. A principal preocupação de quem quer vender um produto ou idéia e ter sucesso é garantir que o novo produto ou idéia se relacione com alguma coisa que o mercado já conheça.

O mesmo acontece com as informações dirigidas a alguém. Elas precisam estar relacionadas com alguma coisa que a pessoa já conheça para ser entendida e poder ser utilizada de forma proveitosa e criativa por quem a obteve. O aprendizado se realiza, e o retorno não é apenas pessoal, é para toda a organização. O mundo, atualmente, armazena e transmite dados e informações. A quantidade é tão grande que se torna muito difícil encontrar a informação desejada. É preciso estar receptivo a novas formas de apresentar e representar a informação. As novas idéias surgem do interesse, do conhecimento e da descoberta de idéias já entendidas no processo de compreensão.

O interesse permeia qualquer esforço e vem antes do conhecimento. Para que a empresa motive o comprometimento, os novos conhecimentos devem estimular, de alguma forma, a curiosidade. Um gestor interessado e com um sistema de comunicação bem-estruturado consegue decodificar e alinhar os objetivos da organização a todos os interessados. O sistema de comunicação administrativa, dentro da estrutura hierárquica horizontal e vertical, deve ser claro e objetivo. É necessário estar atento à comunicação informal. Devem ser realizadas palestras sobre a importância da comunicação para a motivação, em todos os sentidos.

As pessoas precisam querer crescer pessoal e profissionalmente para motivarem-se com o trabalho que realizam. Uma empresa dedicada à compreensão é uma prestadora de serviços que faz os dados e a informação se tornarem úteis, pertinentes e acessíveis. Não é possível motivar pessoas aos objetivos de uma empresa através de estratégias de marketing que não estão apoiadas em fatos. Só uma empresa com verdadeira missão e sentido de finalidade consegue cativar as pessoas e motivá-las a comprometerem-se com seus objetivos. E é absolutamente necessário contar com a inteligência e os sentimentos das pessoas para conseguir realizar o difícil trabalho de transformação de uma visão em realidade.

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