Como vai sua cultura de planejamento corporativo?

Avalie o planejamento feito em sua empresa e aprenda a importância desse passo para o seu sucesso na área de vendas Planejar é inerente à gestão corporativa. Independentemente do tamanho do negócio, o planejamento em todas as empresas é requisito básico. Você já se perguntou o que diferencia organizações do mesmo ramo com resultados e crescimento tão diferentes? Certamente, uma das razões é a maneira como planejam.

Não basta elaborarmos um excelente planejamento se não soubermos gerir os instrumentos que estão à disposição dos gestores. Falamos em planejamento de ampla abrangência e significado além do conhecimento comum das pessoas.

Avalie você mesmo como está a sua cultura de planejamento corporativo com o roteiro a seguir. Ela será disseminada em sua empresa quando:

» Os gestores dispuserem de sistema adequado de informações gerenciais que consolide os resultados mensais comparados entre o que foi previsto e o realizado, proveniente dos diversos instrumentos de apoio à gestão e decisão.

» O corpo gerencial tomar decisões e referenciar atos e ações sempre através desse sistema.

» Seus colaboradores tiverem acesso a esses dados e informações e entenderem seu significado e importância para a gestão.

» Os integrantes da empresa falarem a mesma linguagem corporativa ao defenderem pontos de vista ou tomarem alguma decisão significativa, levando em conta os resultados obtidos e medidos através dos instrumentos gerenciais.

» A equipe de vendas puder avaliar individualmente se os resultados atingidos são bons ou não para a empresa.

» Cada colaborador puder agir voltado para resultados e tiver consciência de onde, quando e quanto agregará em valores ao negócio.

Planejar, em gestão corporativa, significa exercer a possibilidade de ver à frente dos outros, poder antecipar decisões, decidir rápida e assertivamente, definir rumos, delinear estratégias, prever oportunidades ou ameaças, negociar munido de dados adequados e perceber fronteiras mais distantes que os concorrentes. Planejamento estratégico pode significar estar muito à frente dos outros e dos concorrentes.

O mais estranho é que ainda encontramos empresas de porte expressivo já maduras, sem instrumentos adequados, ausência da cultura de planejar e pouco domínio dos princípios que regem o planejamento corporativo e sua gestão.

Implementar um sistema de planejamento, composto de diversos instrumentos de apoio à tomada de decisão, é mais um processo do que simplesmente uma implantação de um novo método de trabalho. Somente com tempo e muita dedicação sua empresa terá difundido os conceitos e a cultura do planejamento corporativo.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima