Como vencer em momentos de crise

Confira as melhores dicas para vencer em momentos de crise

Estamos vivenciando um momento em que o foco de jornais, revistas, televisão e outros meios de comunicação está voltado para a crise mundial. Analistas econômicos, empresários, funcionários, enfim, as pessoas, desde as mais capacitadas até as totalmente leigas, exprimem suas opiniões sobre a tal crise e seus reflexos na economia mundial e em nossas vidas.

 

Já que essa situação é uma realidade e, direta ou indiretamente, acabaremos sentindo sua força em nosso bolso, além de “botar o pé no freio” e economizar, o que mais poderemos fazer para continuarmos vencendo em momentos de crise? Confira algumas dicas:

 

 

 

 

  • Apoie – Sua equipe pode estar tão fragilizada quanto você, necessitando de motivação, integração, apoio emocional e estratégico. Motive e fortaleça seu grupo.
  • Capacite – Competir num ambiente em que a economia está aquecida, os clientes estão comprando normalmente e tudo vai bem é uma coisa. Mas, para vencer em momentos de crise, é necessário muito mais competência e profissionalismo. É nessa hora que sua equipe precisa estar afinada, motivada e treinada tanto nos aspectos técnicos de produto e mercado quanto comportamental e de relacionamento com o consumidor. Para “pisar no freio”, muitas organizações cortam o item treinamento e capacitação do seu orçamento, e isso é um grande erro. Muitas vezes, o que conseguem com essa ação é um grupo despreparado e que, provavelmente, alcançará apenas resultados medíocres.
  • Comunique – Quando não se tem uma boa comunicação, aparecem as dúvidas, acompanhadas das populares fofocas internas. Todos nós queremos saber para aonde estamos indo e aonde devemos ir. Em tempos difíceis, é essencial caprichar ainda mais na comunicação com a equipe, mantê-la informada sobre as ações necessárias para um bom desempenho e ter foco.
  • Empreenda – Empreender é colocar ideias e inovações em ação. Na crise, é preciso sair do óbvio, inovar, fazer com mais qualidade, porque a competição agora está mais acirrada, pois o consumo diminui e a concorrência aumenta. É hora de provocar sua equipe para que surjam ideias, projetos, ações e inovações que venham a diminuir despesas, melhorar a produtividade e aumentar as vendas.

 

Para vencer em momentos de crise, é preciso se afinar para o sucesso!

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima