Você está desmotivado porque não vende ou não vende porque está desmotivado?
Vender não pode depender das marés de nossos ânimos. Desse modo, é um grande equívoco acreditar que, se não estiver energizado, não haverá venda. Energizar-se para vender é bom. Vender para ficar energizado é melhor ainda. Se você está animado ou desanimado, uma coisa é certa: precisa vender. Assim, vender está acima de suas inquietações emocionais. A animação é a base da vida, mas, mesmo não estando animado, eu preciso viver. Logo, a vida está acima de meu entusiasmo por ela. Então, viver também não pode depender de nossos estados psíquicos.
Mas por que perdemos o entusiasmo para vender? Porque permitimos que ele dependa de coisas alheias a nossa vontade, como incentivos externos, e da situação que nem sempre nos é favorável. Estar entusiasmado para vender depende de você estar ?harmônico?, e não ?hormônico?. Harmonia é estar bem com sua cabeça, o que nem sempre acontece. Agora, esperar vender mais quando os hormônios estiverem excitados é a morte do faturamento. A revista VendaMais fornece as ferramentas para você vender. Portanto, vá à luta.
Quero acrescentar ainda outro caminho: o Fator NF ? Necessidade e Foco. Você diz que não vende porque está desmotivado, mas quer resolver o problema, certo? Ora, visualize uma ?necessidade maior?: pense em seus filhos que poderão estudar em escolas melhores, em uma casa melhor para sua família, no conforto que o futuro lhe dará e vá à luta. É a necessidade que empurra à motivação. E qual é a alma da necessidade? É o foco. Às vezes, o seu ânimo vai fugir e o entusiasmo se derramar, mas você irá à luta assim mesmo, porque visualizou uma necessidade e estreitou seu foco.
O lema dos vendedores campeões é: ?Eu preciso da motivação diária assim como necessito do banho diário, mas, para isso, tenho de visualizar minha necessidade diária, semanal, mensal e anual e ter uma estratégia focada para atingir tudo isso?.
Estar entusiasmado ou desanimado é uma decisão de espírito. Muitas vezes, no mundo dos negócios, o cliente é chato mesmo, faz você perder tempo e realiza somente objeções evasivas. Se você for depender da energia externa fornecida por esse consumidor, que tipo de entusiasmo terá? É claro que a vontade de vender enfraquece e pode desabar. Mas é esse o momento de desistir? É a hora de engatar a desculpa a fim de dizer lá na empresa o porquê você não teve mais resultados neste mês? Não! É o momento de ligar a ?necessidade maior? e acelerar o ?foco principal?.
Motivação sem foco é desastre. E foco sem motivação é desperdício. Para vender mais, pense em Madre Tereza de Calcutá. Hoje, sabemos que houve momentos em sua trajetória de vida que ela perdeu o entusiasmo por seu trabalho e, segundo recentes noticiários, chegou até a duvidar e teve vontade de desistir. Entretanto, ela visualizou a ?necessidade maior? de servir ao próximo e não perdeu o ?foco essencial?, que era trabalhar em prol dos pobres.
Você está desanimado em vendas? Então, lembre-se de mais um exemplo: até o maior líder que já existiu, Jesus, com sua parte humana, perdeu, por um instante, o ânimo. Mas, quando a desmotivação pensava em surgir, Ele visualizou a ?necessidade maior? de terminar sua obra e não perdeu o ?foco essencial?. Jesus não fez nenhuma pergunta dialética, apenas agiu. Para vencer na vida e na venda, precisamos apenas imitá-lo.