Como vocĂȘ qualifica a sua equipe de batalha?

Como vocĂȘ qualifica a sua equipe de batalha? Hoje, os vendedores estĂŁo muito mais preocupados e assustados com o fim do mĂȘs do que com o fim do mundo. Por quĂȘ?

Porque falta preparo e treinamento. Preste bem atenção: não estamos falando de convençÔes de vendas, estamos falando de treinamento contínuo e aplicado. O sucesso em vendas não é fruto do acaso, o sucesso vem precedido de muito treinamento, de uma boa preparação, de qualificação e, é claro, de uma dose de talento.

Talento Ă© um caso Ă  parte, pois temos o pĂ©ssimo hĂĄbito de sĂł reconhecer talentos quando eles se tornam notĂłrios. Meu amigo, todos nĂłs temos algum tipo de talento, sĂł precisamos identificĂĄ-lo e lapidĂĄ-lo. VocĂȘ jĂĄ descobriu o seu?

Hoje, ainda me surpreendo com algumas empresas que buscam qualificar as suas equipes de batalha, seus vendedores, de forma empĂ­rica. Explico: de forma empĂ­rica Ă© acreditar que o seu profissional de vendas nĂŁo precisa de qualificação constante, de geração de novos conteĂșdos, de avaliação cĂ­clica e, pior, que somente o dia-a-dia vai lhe dar suporte para encarar a batalha. NĂŁo existe um sistema de fazer chegar ao vendedor a informação importante de uma forma que ele possa digerir e aplicar espontaneamente.

Quantas reuniĂ”es de vendas sua empresa promove por mĂȘs? E a dinĂąmica dessas reuniĂ”es Ă© sempre aquela avaliação de visitas e cobrança de resultados? É sĂł isso? Quantas vezes a sua empresa disponibilizou conteĂșdo de revistas especializadas na ĂĄrea para a equipe de vendas? Ela jĂĄ tentou utilizar materiais de apoio, como DVDs de treinamento, para dar um novo enfoque aos velhos problemas? JĂĄ promoveu encontros com outros profissionais do setor para tentar antecipar a visĂŁo de futuras oportunidades e ameaças?

É, meu amigo, temos muito de fazer para manter a equipe acesa e com gĂĄs necessĂĄrio para explodir todo fim de mĂȘs. Mas nĂŁo adianta achar que o negĂłcio Ă© inventar aquelas convençÔes de vendas pirotĂ©cnicas cheias de aventuras. Aventura? JĂĄ basta uma surpresa por dia no mercado.

Treinamento serve para os vendedores se sentirem mais aptos, mais bem informados e qualificados a enfrentar a concorrĂȘncia, a desenvolver uma base de argumentação mais rica e diferenciada para os seus clientes e, a partir desse incrĂ­vel exercĂ­cio, conferirem mais valor ao seu roteiro de visitas, aumentando a sua produtividade e percebendo onde estĂŁo os problemas em sua carteira de clientes.

É importante descobrir como reativar aquele cliente-chave que nĂŁo compra hĂĄ mais de seis meses e de que forma o vendedor administrarĂĄ a sua meta de vendas para ter ĂȘxito.

Cuidar de uma equipe treinando os vendedores constantemente Ă© coisa sĂ©ria. O vendedor nĂŁo quer arriscar a vida descendo o rio, pulando de uma ĂĄrvore ou se equilibrando em cordas, atĂ© porque ele deve ficar muito confuso, pois tudo o que quer da vida Ă© subir, e o colocam para descer. Vendedor quer mais Ă© ganhar dinheiro, prĂȘmios e ser reconhecido. E, para tal, ele precisa das melhores ferramentas, dos melhores, mais intensos e criativos treinamentos de vendas para construir e manter um constante resultado positivo.

SerĂĄ que se o Robinho parasse de treinar manteria as pedaladas em dia?

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