VocĂȘ jĂĄ se deu conta de como vem tratando seus clientes? VocĂȘ sabe que importĂąncia tem o cliente para sua empresa? VocĂȘ jĂĄ se deu conta de como vem tratando seus clientes?
VocĂȘ sabe que importĂąncia tem o cliente para sua empresa?
VocĂȘ que Ă© empresĂĄrio ou profissional liberal, treina constantemente seu pessoal para atender de forma excepcional todos seus clientes?
E vocĂȘ? JĂĄ fez algum curso, palestra ou treinamento para aprender a tratar seus clientes de forma a mantĂȘ-los com vocĂȘ por toda a vida?
E como existem empresas e empresĂĄrios que ainda nĂŁo se conscientizaram desta triste realidade. Quer ver? Ă simples: basta vocĂȘ adentrar em alguns estabelecimentos comerciais prĂłximos a sua casa ou num centro de compras e logo verĂĄ que sĂŁo ainda poucas as pessoas preparadas e qualificadas para um bom tratamento/atendimento. A causa disto Ă© certamente a falta de cuidado e zelo da empresa no que se refere aos seus ativos mais preciosos, os clientes.
Outro dia adentrei a sala de um consultório dentårio. Havia ou ?jazia? atrås de uma mesa uma mocinha até ?bonitinha?, mas que por algum motivo naquele dia estava pronta para matar o primeiro que aparecesse.
Nas lojas sempre vejo que os vendedores reparam primeiro na roupa que as pessoas estĂŁo usando para depois atenderem (ou nĂŁo) o ?tal indivĂduo?. Como se tivessem visĂŁo de raio-x e pudessem ver a conta bancĂĄria da pessoa. E aĂ meu caro! Seus clientes começam a sumir e vocĂȘ nĂŁo tem nem idĂ©ia do porque, nĂ©?
Ando constantemente nos mais variados tipos de comĂ©rcio em vĂĄrias cidades brasileiras e o que percebo claramente Ă© uma grande preocupação das empresas em trazer novidades: preços, estoque, mĂdia, logĂstica, promoçÔes e, pasmem: pouca preocupação com a contratação, preparação e treinamento de indivĂduos que realmente possam encantar, conquistar e manter novos clientes.
Minha preocupação Ă© que nĂŁo existem meios que possam medir o nĂșmero de clientes que saem de seu estabelecimento mal atendidos ou insatisfeitos por um ou outro motivo. VocĂȘ simplesmente nĂŁo pode medir isso. E aĂ vocĂȘ pode ser um forte candidato a ex-empresĂĄrio. Assustado? Sim, pode ficar. Se no seu tempo nĂŁo preparavam as equipes, nĂŁo treinavam o pessoal que atendia tudo bem, mas, vocĂȘ acaba de entrar no futuro, no sĂ©culo XXI. E, nĂŁo falo de treinar somente uma vez na vida e outra na morte nĂŁo. Tem que ser algo continuado: dia-a-dia, semana-a-semana, mĂȘs-a-mĂȘs, trimestre a trimestre, ano a ano. Ă reciclagem mental mesmo. Ă realmente uma estratĂ©gia para haver uma mudança na cultura; na raiz do problema que Ă© o conteĂșdo humano que forma seu corpo de funcionĂĄrios. AĂ sim poder dizer que vocĂȘ preocupa-se cada vez mais com estes ?indivĂduos? que andam meio sumidos e atendĂȘ-los de forma excepcional para que alĂ©m de comprar e fazer negĂłcio com vocĂȘ, possam voltar sempre e ainda divulgar seus produtos e serviços a todos que puder.
Vai aĂ um pequeno conceito de cliente:
?Cliente seu e de sua empresa Ă© aquele que fez negĂłcios contigo e voltou pra fazer um segundo negĂłcio. Este sim vocĂȘ pode considerar cliente?.
Se ele voltou Ă© porque vocĂȘ deu motivos, ele sentiu-se importante na sua organização e voltou porque confiou nos seus produtos e serviços; sentiu confiança no seu negĂłcio e no seu pessoal.
Lembrem-se: quando se fala de qualidade no atendimento a clientes nĂŁo estamos nos reportando a lojas que vendem bens, mas tambĂ©m a atendimentos nos hospitais, consultĂłrios mĂ©dicos, advogados, bancos, lavanderias e hotĂ©is. Qualquer empresa que de alguma forma mantĂ©m contato com clientes Ă© passĂvel de atender mal e pode estar atendendo de forma errada e os clientes estĂŁo saindo com uma pĂ©ssima impressĂŁo de vocĂȘs e ainda contar pra todos que puder. E vocĂȘ nĂŁo fica nem sabendo.
Recentemente hospedei-me num hotel no e pedi que lavassem minhas camisas. Recebi-as bem limpas e passadas mas, notei que todas elas estavam riscadas de caneta na sua parte interna, marcando o nĂșmero do meu quarto: 130, achei lindo, todas as minha camisas riscadas; Agora, neste exato instante estou escrevo esta matĂ©ria com uma delas. Pergunto a vocĂȘs, volto lĂĄ?
Espero que com esta matĂ©ria vocĂȘ empresĂĄrio prepare melhor seu pessoal, pague treinamentos, incentive a leitura a respeito de temas voltados para a excelĂȘncia, faça vocĂȘ tambĂ©m cursos e treinamentos.
O Brasil Ă© um paĂs riquĂssimo de grandes profissionais nestas ĂĄreas. Temos grandes instituiçÔes voltadas para estas disciplinas fundamentais para o crescimento das organizaçÔes. E acima de tudo lembre-se: trate bem as pessoas que trabalham com vocĂȘ, elas geralmente retribuem aos clientes a forma com que sĂŁo tratadas na sua empresa, pois, ?Quando se trata alguĂ©m de maneira especial, ela responde de maneira especial?.