Competência para fazer apresentações e falar em público

O profissional que sabe se expressar verbalmente com clareza e objetividade tem a oportunidade de se destacar em relação aos demais. A capacidade de apresentar idéias é fundamental, uma vez que muitas empresas estão incentivando a formação de equipes reunindo colaboradores de diferentes áreas e com as mais variadas experiências profissionais.

Nesse cenário, o profissional que sabe se expressar verbalmente com clareza e objetividade tem a oportunidade de se destacar em relação aos demais.

É essencial que todo indivíduo saiba falar eficazmente. Por mais importante que este requisito seja, a qualquer pessoa, falar ? ser capaz de captar e prender a atenção, e influenciar o modo de pensar dos outros ? tem dois outros grandes benefícios, ambos intimamente ligados ao desenvolvimento do potencial comunicativo.

Em primeiro lugar, não podemos esperar que nossa comunicação seja eficaz, se não tivermos os pensamentos claros, uma compreensão clara dos objetivos a alcançar, das necessidades de nossa platéia e da melhor maneira de organizar as informações que irão ao encontro dessas necessidades.

Em segundo lugar, falar eficazmente pode ser considerado um desafio e é, até certo ponto, uma medição das capacidades de liderança de um homem, pois, se aceitarmos que a essência da liderança de grupos é a capacidade de persuadir e não de coagir, então a ligação entre a comunicação eficaz e o desenvolvimento do potencial de liderança de um indivíduo torna-se óbvia.

As técnicas de apresentação e conversação têm por objetivo orientar o profissional sobre a importância da harmonia que deve haver entre as variáveis: platéia, apresentador, forma e conteúdo da mensagem. Harmonia que deve ser valorizada como uma real competência para fazer apresentações e falar em público, tendo em vista que a platéia, nas empresas modernas, está cada vez mais participativa e exige do apresentador um comportamento mais interativo.

Estudos recentes afirmam que oitenta a noventa por cento de todas as pessoas matriculadas em cursos de comunicação verbal sofrem de nervosismo diante da platéia no início de cada apresentação. Este nervosismo é natural e pode ser controlado através de uma boa preparação e do conhecimento de algumas técnicas que desenvolvem a habilidade de falar em público e que, ao mesmo tempo, preservem o estilo e as características pessoais do apresentador.

A prática de técnicas de apresentação e conversação é um processo revelador. Revela às pessoas os profissionais que somos, como pensamos, as coisas que para nós são importantes e quais são os nossos princípios e valores na vida.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima