Competências na construção civil

O desenvolvimento de competências é chave para melhorar o desempenho da equipe e a qualificação em gestão de recursos humanos por competências é o grande diferencial para líderes. A indústria da construção civil passa por grandes transformações: novas tecnologias, grande diversidade de materiais e fornecedores, exigências dos programas de qualidade e produtividade, impacto da ISO e novas demandas de um mercado cada vez mais competitivo que exige melhor relação custo?benefício, menor prazo com o melhor padrão de qualidade.

No canteiro de obras, o mesmo desafio de sempre. Projetos gigantescos com alto índice de atrasos, erros, retrabalho e desperdício, gerados pela baixa profissionalização de técnicos e líderes na formação e comando das equipes.

Como garantir que engenheiros e especialistas apliquem a mesma eficácia técnica de seus projetos na gestão de pessoas? Sem isso, como garantir a evolução do setor? A resposta está no desenvolvimento de competências, na identificação e suprimento dos recursos humanos adequados para os desafios específicos de cada empreendimento.

Para isso, é preciso que cada líder ou gestor de projetos esteja qualificado em gestão de pessoas, o que não faz parte, na maioria das vezes, dos programas de formação dos especialistas do segmento. Engenheiros, arquitetos, projetistas, chefes de obra, empreiteiros. Quem tem tempo, recursos, interesse em estudar e especializar-se no tema?

As organizações que sabem identificar, escolher e preparar os recursos humanos, em conformidade com suas estratégias de negócio e operação, estão se destacando na luta por melhores resultados.

Isso não é mais tarefa apenas dos departamentos de recursos humanos ou de psicólogos e especialistas. Os gestores de sucesso precisam saber como identificar o perfil de competências necessárias em todas as atribuições da equipe. Saber avaliar se dispõem desses recursos e como fazer para capacitar as pessoas para obter os melhores resultados.

Por exemplo, se precisamos transportar passageiros estrangeiros, o motorista de táxi mais eficiente será aquele que puder se comunicar em outro idioma. Além de todas as habilidades de comunicação, trato com o público. Não basta ter o melhor carro, o chofer mais educado e paciente.

Imagine no caso de atividades complexas, como da construção civil. É preciso articular os talentos que possam executar o projeto no padrão desejado. Também é importante que os vários colaboradores tenham competências complementares.

Quais são as competências essenciais e diferenciadoras que vão garantir o resultado? Conhecer o perfil de competências adequado para determinado projeto ou tarefa pode determinar seu sucesso ou fracasso, independentemente da qualidade do projeto, tecnologia ou capacidade de investimento disponíveis.

O perfil de competências é um conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes essenciais para um indivíduo ou equipe apresentar desempenho superior em um determinado contexto. O conceito de competências para gerenciar pessoas orienta todas as tarefas básicas para o sucesso de líderes na formação e comando de uma equipe eficaz:

Auxilia na seleção de pessoas com as características necessárias e específicas para cada projeto e cenário.

Ajuda no suprimento de ?gaps de desempenho? (indicadores de avaliação de desempenho) e orienta na elaboração de conteúdos e programas de treinamentos orientados às necessidades. Cria critérios para avaliar pessoas, movimentar e reter talentos.

É por esse motivo que os programas de capacitação de gestores nas empresas de sucesso dedicam grande parte de seus recursos à área de gestão de pessoas. Envolvem todos os seus executivos, sejam eles técnicos, operacionais, do chão de fábrica ou do escritório.

Os cursos que dominam a grade de treinamento estão focados nas habilidades de liderança, desempenho e motivação de equipes. Mas não basta saber as teorias do comportamento humano e as qualidades de um líder. A grande dificuldade continua sendo aplicar modelos de liderança que tragam os resultados esperados.

Como as grandes empresas, o segmento da construção civil precisa se organizar para suprir essa necessidade de seus líderes e gestores.

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