Comprometimento e dedicação para se adaptar às transformações

lincoln gomes

Nos últimos dez anos muita coisa mudou no Brasil. Enfrentamos uma dura crise econômica (da qual ainda não nos livramos completamente) e vimos empresas e profissionais de vendas tendo que se reinventar para atingir resultados que anteriormente pareciam simples de serem conquistados.

Lincoln Gomes da Costa, representante comercial da grife Morena Rosa no Rio de Janeiro, é uma prova viva disso. Destaque da seção Supervendedor da edição de janeiro de 2009 da VendaMais, de lá para cá, para conseguir manter este “título”, ele precisou se superar.

Buscando entender o que mudou na carreira deste profissional, saber quais foram os desafios que ele encarou neste período e descobrir quais novas lições ele tem a compartilhar com você, repetimos a entrevista que fizemos há quase dez anos. Acompanhe os destaques desta conversa!

Para ler a primeira reportagem que escrevemos sobre a história do Lincoln, acesse bit.ly/supervendedor-lincoln.

Se adaptar é preciso!

De acordo com Lincoln, o mercado mudou – e não foi pouco! – desde a primeira vez que ele conversou com a nossa equipe. Com o estado do Rio de Janeiro muito afetado pela crise, os anos de 2015 e de 2016 foram de muitas dificuldades…

Com muitas lojas sendo fechadas, ele precisou se adequar, reduzir despesas e dispensar funcionários. Para contornar os efeitos do cenário ruim, ele trabalhou dobrado e buscou novas oportunidades, adaptando-se às necessidades do momento.

Neste sentido, os workshops sobre vendas, atendimento e vitrine, direcionados a vendedores e gerentes de lojas – que eram seu grande diferencial na época da nossa primeira entrevista – precisaram ser revistos. “Continuo aplicando os treinamentos, mas agora faço mini workshops nas lojas, pois os grandes eventos necessitavam de um alto investimento. A mudança não foi negativa, pelo contrário, além de reduzir os custos eu consegui promover uma personalização, de acordo com a demanda de cada cliente”, explica.

Insight!

Antes de desistir de uma estratégia porque o momento não é favorável, pense em ajustes que poderiam ser feitos para adequá-la à situação. O ditado “feito é melhor do que perfeito” pode ser um mantra interessante em momentos assim. Pense nisso!

Mudanças e resultados

Uma das principais transformações observadas por Lincoln em seu mercado na última década foi a crescente profissionalização dos concorrentes, que acirrou a disputa por clientes.

Para se destacar nessa corrida, ele não hesitou em trabalhar em ritmo intenso, estar cada vez mais presente no ponto de venda e estabelecer um relacionamento de confiança com seus clientes. Além disso, outro fator importante, e que avançou na última década, foi a tecnologia. “Hoje, a maioria dos pedidos é realizada por mensagem de voz ou texto via WhatsApp, e até mesmo por Facetime. São raros os clientes que telefonam”, afirma.

Este supervendedor já ganhou muitos prêmios como reconhecimento pelo seu esforço e comprometimento junto ao Grupo Morena Rosa. Mas para ele, sem dúvida, a maior conquista profissional foi conseguir comprar seu próprio showroom – em 2013, depois de 10 anos trabalhando na empresa. O imóvel, no valor de R$ 2 milhões, possui 300 m² e está localizado no bairro Recreio, na capital fluminense.

Insights!

Fortalecer o relacionamento com os seus atuais clientes e entender quais são as melhores maneiras de manter contato com eles constantemente é fundamental para garantir o seu sucesso “amanhã”. O que você tem feito, hoje, para garantir seu sucesso no futuro?

Planejamento para reduzir erros

Questionado sobre os erros que cometeu ao longo de sua jornada, Lincoln é enfático em ressaltar que procura evitá-los com muito planejamento. Porém, admite que nem sempre é possível impedir que falhas aconteçam. Nesses casos, ele busca transformar os erros em lições e aprendizados para se tornar um profissional melhor. “Por causa da ansiedade, acabei tomando algumas decisões precipitadas, trocando clientes ou realizando uma tarefa sem a excelência por mim exigida. Com esses erros, aprendi que o vendedor tem que ser um estrategista bem planejado e que faz toda a diferença respirar fundo antes de tomar qualquer decisão”, revela.

Insight!

Por falar em planejamento, estamos na época ideal do ano para você iniciar o desenvolvimento do seu PEC (Planejamento Estratégico Comercial) para 2019. Precisa de ajuda para isso? Acesse bit.ly/VM-PEC e confira o guia de PEC publicado na edição de outubro de 2014 da VendaMais.

Os segredos para ser um supervendedor

Modéstia à parte, Lincoln se considera, sim, um supervendedor. E não vê nenhum problema nisso! “Tenho todas as características de um supervendedor e, principalmente, amo muito o meu trabalho. Poder vender e ajudar a impulsionar os sonhos das outras pessoas me fascina”, declara. Para ele, um supervendedor precisa estar aberto a mudanças, disposto a aprender e comprometido com as metas. Precisa ter humildade, disciplina e equilíbrio, e dar a devida atenção para o corpo e para a mente.

Para buscar o constante aperfeiçoamento, Lincoln lê muitos livros e reportagens sobre vendas, e acompanha pela internet grandes nomes internacionais da área. Além disso, retornou para a faculdade, para cursar Administração. “Meu grande diferencial é a sede por informação, pois acredito que ela transforma as pessoas”, destaca.

Ele também não esquece a influência positiva de seus líderes Marco e Lucas Franzato – pai e filho, fundadores da Morena Rosa – em seu desempenho profissional. “Eu li uma vez em um livro uma frase que me marcou, que dizia que ‘o que você faz fala tão alto, que o que você diz ninguém escuta’. Eu sigo o exemplo deles, pelo comprometimento com o Grupo Morena Rosa, empreendedorismo e honestidade”, declara.

Por fim, Lincoln destaca uma estratégia que aprendeu lendo o livro O Segredo, de Rhonda Byrne, que é ter um “quadro de realizações”, e nele escrever todas as coisas que deseja conquistar. “O quadro fica no meu escritório e nele eu coloco tudo que eu gostaria de conquistar. O carro novo, a viagem dos sonhos, está tudo lá. Eu olho para ele todos os dias e reforço minha motivação. É incrível como as coisas se materializam quando desejamos com o coração”, conclui.

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