Comunicação é tudo!

Comunicação é mais que uma simples questão na vida profissional de qualquer pessoa. Ela é tudo! Comunique-se bem e aumente suas vendas Assim como na vida pessoal, profissionalmente a comunicação é fundamental. É através dela que alcançamos sinergia dentro de uma organização, uma vez que nos permite unir forças, promover a integração e o inter-relacionamento entre pessoas e departamentos.

Ela também permite que todos, além de conhecer, atuem de maneira a cooperar e a colaborar, somando forças e caminhando de forma interagida em prol dos objetivos organizacionais, procurando sempre obter a maximização dos resultados por meio de um trabalho em equipe.

Vivemos em um mundo globalizado, na era da incerteza, recheado de mudanças constantes, onde a comunicação tem seu valor. Portanto, só poderão fazer o diferencial no mercado as empresas que aprenderem a se comunicar, a trabalhar de forma interligada e inter-relacionada, somando forças e gerando, assim, cada vez mais know-how.

E, por sua vez, agregação de valor, o que é essencial no processo de crescimento e expansão dos negócios, uma vez que contribui e muito para que a companhia otimize seus resultados e se transforme em um diferencial competitivo nesse mercado, em que a competitividade é demasiadamente acirrada.

Além da valorização das pessoas envolvidas no processo organizacional, as empresas deverão apostar na comunicação de seus objetivos, cujo ideal é apresentar sempre um feedback da comunicação realizada, a fim de construir e manter relacionamentos harmoniosos.

Com isso, as instituições fortificam a relação não só dos clientes internos como de todos os stakeholders envolvidos no processo organizacional, permitindo surgir e manter um elo entre eles, além de promover e colaborar para perpetuar um ambiente harmonioso e o compartilhamento de idéias e valores, em que a idéia de parceria estará presente em tudo que se faça e em todos.

Na era do conhecimento, em que vivemos, para o empreendimento sobreviver no mercado é preciso ter pessoas talentosas, grandes líderes, uma ótima estrutura organizacional e apresentar não só produtos e serviços de qualidade como também valores éticos.

É preciso não só minimizar custos e maximizar lucros de seus acionistas como enxergar todos os stakeholders como parceiros, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento do empreendimento e compartilhamento de seus resultados.

A organização jamais poderá esquecer que para se obter êxito nas ações, eficiência e eficácia em relação à comunicação, deverá ficar ?antenada? quanto ao meio e a todos os ruídos que, porventura, apareçam durante o processo.

Fazer com que a comunicação flua de maneira satisfatória dentro de uma companhia é de suma importância, uma vez que isso poderá determinar o sucesso ou o fracasso das organizações e negócios, influenciando no comportamento dos consumidores e nas relações de trabalho, além de gerar impacto positivo ou negativo na vida organizacional, quanto aos valores, à política e à cultura organizacional existente.

Diante desse cenário, as empresas inteligentes começam a entender o grandioso papel da comunicação dentro de uma organização e já iniciam transformações como a reformulação de seus conceitos, filosofias e práticas. Elas estão conscientes de que devem ficar atentas aos valores e à cultura organizacional, já que os empreendimentos, assim como as pessoas, carregam sua história consigo e serão reconhecidos, analisados, valorizados e avaliados por ela. Portanto, ficar atento aos nossos comportamentos e atitudes também é muito importante.

Incorporar valores à marca, aos produtos e aos serviços é o grande desafio da comunicação empresarial. Por isso, pensar em responsabilidade social, meio ambiente e cidadania corporativa é imprescindível atualmente, mas o importante não é só a contemplação dessas idéias, mas a implementação delas.

É muito importante que a empresa trabalhe em prol de um ambiente transparente, respeitoso e acolhedor, além de ter uma comunicação rápida, clara e eficiente, zelando sempre pela sua imagem, que deve ser de um empreendimento sério e confiável.

Criar e implementar uma política de comunicação não constitui uma simples tarefa, pois é preciso que haja mudanças em relação à cultura organizacional, e isso não é fácil. Temos de lembrar sempre que as empresas são compostas de seres vivos, que vivem de relacionamentos. O mundo mudou e nas organizações também é preciso que ocorram mudanças.

Assegurar que a liderança da empresa acredite que os pilares do sucesso organizacional passam por transparência e comunicação constitui um avanço.

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