Comunicação: uma questão de sobrevivência

A comunicação é um dos grandes diferenciais das empresas e também seu maior desafio. Entenda por quê. Atualmente, um dos grandes problemas que afligem as empresas em todo mundo é a comunicação, ou melhor, a falta dela.

Coisas corriqueiras, como um recado não transmitido, podem causar prejuízos imensuráveis ou um simples desconforto entre colegas de trabalho. Um e-mail mal redigido, uma palavra mal colocada ou até a falta delas são fatos do dia-a-dia que podem passar despercebidos ou serem simplesmente ignorados pelo transmissor, mas que fazem muita diferença para quem ouve, quem lê, quem entende.

Comunicação não se resume a palavras ditas ou escritas, mas a gestos, olhares, posturas. Nosso corpo fala!, o tempo todo, diga-se de passagem. Segundo estudos neurolingüísticos, apenas 7% do conteúdo da mensagem é o que realmente é absorvido, principalmente quando se trata do impacto inicial. Já o tom de voz e a maneira como se fala correspondem a 93% do que é percebido. Um simples “bom-dia”, por exemplo, pode significar muito mais do que um “bom-dia”. Através dessa pequena frase é possível perceber o estado de espírito de uma pessoa e até prever “o que vem pela frente”.

Li uma vez, em algum lugar, uma frase que dizia o seguinte: “Comunicação não é intenção, e sim resultado”. De uns tempos para cá, tenho levado isso como uma espécie de lema e observado como realmente existe uma discrepância enorme entre o que é dito (comunicado) e o que é entendido. E afinal, como dizia uma outra frase de autor igualmente desconhecido: “De boas intenções o inferno está cheio”.

A (boa) comunicação é essencial para toda e qualquer organização. Ela pode, inclusive, levar ao sucesso e ao fracasso. Mas, sem sombra de dúvida, mais do que ser comunicativo, é preciso saber como comunicar; é saber fazer-se entender. Não é à toa que o marketing, em todas as suas vertentes, e os cursos de comunicação estão tão na moda. É mais que uma questão de aparência: é uma questão de sobrevivência.

Hoje os profissionais mais valorizados são aqueles desenvoltos, desembaraçados, que possuem uma extensa rede de relacionamento, que adoram fazer network. No âmbito institucional, são vitoriosas as empresas que possuem eficazes departamentos de marketing, que atuam externamente, entendendo a alma da empresa e atingindo os corações dos clientes. E que, ainda, contam com eficientes gestores de recursos humanos, que atuam internamente e conseguem fazer com que as mensagens do “alto” cheguem sem ruídos a todos os outros setores da empresa e vice-versa. Segundo Noberto Odebrecht: “Uma organização é o seu negócio, as pessoas e a forma como elas se comunicam”.

Resumindo: a comunicação eficaz é um dos grandes diferenciais das organizações e, em contrapartida, seu maior desafio. A solução então é aprender a comunicar para, assim, se fazer entender e proporcionar que todos ganhem muito, muito, com isso.

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