Comunicar

Dicas de marketing para pequenas empresas Por Felipe Vanini

O uso do marketing e de uma comunicação eficiente alavanca os resultados de muitas empresas. No livro Marketing & Comunicação para Pequenas Empresas, micro e pequenos empresários são convidados a entender melhor a comunicação organizacional e a imprensa para usá-las a seu favor. Aqui vão algumas lições contidas no livro.

Implantar uma estrutura de marketing e comunicação pode parecer complicado e oneroso. Afinal, a maioria das nossas lembranças relacionadas ao marketing é de grandes corporações que investem dezenas de milhões em campanhas. Mas isso não é um item de luxo de que só grandes empresas dispõem. É mais simples, fácil e barato do que você pode imaginar.

Em um mercado em que há uma competição tão acirrada, se distinguir e fazer-se entender é uma estratégia certeira e eficaz para que a empresa ganhe território comercial e seja conhecida pelos clientes.

Marketing ao alcance de todos
Ao implementar uma iniciativa de marketing, é essencial olhar para a missão da empresa, ou seja, saber o que a organização faz de melhor e qual a sua maior habilidade. Missões grandes, como conquistar todo o mercado interno de água mineral engarrafada, não funcionam. A missão deve ser pontual, específica e com metas tangíveis. Dessa forma, qualquer situação, inclusa a elaboração das estratégias de comunicação e marketing da sua empresa, é regida com uniformidade.

No quintal
Conheça a satisfação dos clientes com o produto ou serviço, saiba da disponibilidade, distribuição e comercialização no mercado. Pois, com esse conhecimento, a empresa pode direcionar ações ao público-alvo. Antes de divulgar aos consumidores, a equipe deve interagir para ordenar em conjunto os objetivos e as metas. Eventos internos, newsletter digital e quadro de avisos colaboram com essa integração e formam um planejamento de comunicação.

Gerenciar a marca
Talvez você conheça pelo nome em inglês: gestão de branding. Esse é um trabalho minucioso de arquitetar o nome da empresa, reforçado por um conceito visual ? grafismo ? que contenha:
&raquo Personalidade
&raquo Conceito
&raquo Comportamento da empresa
Há marcas que viraram sinônimos do produto. Um caso admirável é o da Maizena, que se apropriou do segundo nome da fécula de milho ? maisena, mudando a grafia da palavra.

Publicidade, quando?
&raquo Na inauguração de uma loja, lançamento de um produto, você pode comunicar a vizinhança com cartazes e distribuição de panfletos.

&raquo Quando ocorre mudança no nome da empresa, endereço e donos. No caso da mudança de endereço, você deve ir mais adiante do que fixar um cartaz com a indicação do novo endereço. Você pode distribuir panfletos com o comunicado e colar cartazes nos arredores do antigo endereço.

&raquo Quando você passa a oferecer um serviço ou produto para um novo segmento do mercado. Por exemplo: agora, você tem na sua papelaria, além de material escolar e de escritório, produtos de informática.

&raquo Se um fato ou boato abalou a credibilidade da empresa.

&raquo Quando as vendas estão fracas e você resolve oferecer itens em promoção, compra de produtos casados, estilo ?leve 3, pague 2?.

Imprensa ? estreitamento de vínculos
&raquo Não é preciso ter um serviço profissional, a figura do assessor de imprensa. Mas um assessor pode ajudar, já que ele sabe o ?caminho das pedras?.

&raquo Você pode ser um colaborador de imprensa e, com isso, infiltrar os tópicos de seu interesse, mandando sugestões de pauta. Nesse caso, é bom ter em mente a mais simples definição de notícia: ?Notícia é um fato de interesse para mais de uma pessoa?. Em uma sugestão de pauta, use até 15 linhas, caso contrário, você corre o risco de ter a sua sugestão não lida, pois o volume de informação diária em uma redação é enorme.

&raquo Não colabore ocasionalmente com a imprensa. Tenha um planejamento estratégico com ações para todo o ano. Torne-se um referencial na sua área de atuação. Agindo assim, mais e mais vezes você aparece na mídia e, com isso, o nome de sua empresa.

Para saber mais:
&raquo Título: Marketing & Comunicação para Pequenas Empresas
&raquo Autor: Maria Tereza Garcia (Organização)
&raquo Editora: Novatec

Onde encontrar: www.livrariascuritiba.com.br

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