Confira a entrevista com Eugênio Sales Queiroz

Vamos começar falando um pouco sobre você, Eugênio, para que nossos leitores possam conhecê-lo melhor. Você poderia nos contar brevemente sua trajetória professional até escrever “60 dicas para um Marketing Pessoal eficiente”?

Raúl comecei escrevendo livros as 22 anos de idade e somente dez anos depois comecei a atuar como consultor e palestrante nas áreas de vendas, liderança, excelência profissional, marketing pessoal entre outras áreas.

Este novo livro lançado pela Qualitymark Editora do Rio de Janeiro “60 Dicas Para um Marketing Pessoal Eficiente” é o sétimo trabalho da minha carreira.

Olhando para trás, existe algo que você gostaria de ter sabido ou descoberto antes – alguma lição que teria ajudado a superar ou evitar algumas dificuldades pelas quais passou?

Sim, entender melhor as pessoas e as chances que a vida nos dar e um melhor olhar crítico ao meu trabalho.

Agora sobre seu livro. Com tantos livros sobre marketing pessoal no mercado, o que o seu traz de diferente?

Através de uma pesquisa de dois anos com profissionais de várias áreas, procurei coletar ideias e dicas que o profissional moderno precisa colocar em prática para ficar mais conhecido e reconhecido no mercado de sua atuação. E descobri que marketing pessoal é mais do que se vestir bem e distribuir cartões de visita, marketing pessoal eficiente é ser um Expert na sua profissão e saber como divulgar isso para o mundo corporativo.

Você poderia nos dar um exemplo extraído do livro que resume as principais ideias e conceitos que você defende?

Raúl tive o prazer e a honra de ter um breve comentário seu no meu livro e você o resumiu muito bem: “60 Dicas para um marketing pessoal eficiente” é um manual essencial para quem quer destacar-se nos seus relacionamentos pessoais e profissionais.

De maneira rápida e resumida, que tipo de leitor mais se beneficiaria do seu livro? Que tipo de conselhos ou informação deveriam estar procurando, ou que tipo de problema estariam tentando resolver?

O livro é voltado para todo e qualquer profissional que deseja ser mais conhecido na sua área de atuação, com especial atenção aos vendedores que a todo instante precisam fazer novas parcerias e encontrar novos clientes.

Qual seria a primeira coisa que você gostaria que alguém fizesse depois de terminar de ler seu livro, colocando em prática o que foi visto?

Como o livro é divido em 60 dicas, o leitor pode ler o livro por completo e depois num espécie de autotreinamento ir colocando em prática aos poucos cada dica que achar interessante para sua carreira deslanchar ainda mais.

Que outros livros ou autores você recomendaria para quem quiser se aprofundar nesse assunto?

As Incríveis Chaves WOW do amigo Ômar Souki. O Cérebro do Vencedor de Mark Fenske, Como Falar Corretamente e Sem Inibições de Reinaldo Polito e A Hora da Virada do Raúl Candeloro.

Qual é o maior erro que você vê as pessoas praticando em relação aos assuntos cobertos pelo livro?

Dentre vários assuntos que trato no livro, considero a falta de ética a maior falta que o profissional moderno pode ter. E a segunda falta é esquecer-se de agradecer as pessoas que colaboraram com o sucesso da mesma.

Que sugestões você daria para quem quer melhorar? Por onde começar?

Primeiro fazer uma autoanálise para averiguar em que pontos está acertando e em quais precisa melhorar com urgência. Após essa autorreflexão mudará hábitos e atitudes que estavam atrapalhando o seu crescimento pessoal e profissional dos casos mais simples aos mais complexos.

E o que você acha que essas pessoas deveriam PARAR de fazer?

Algumas providências simples para ser mais assertivo no seu cotidiano profissional é parar de correr contra o tempo e sim ser mais organizado. Também ser mais cordial com as pessoas. Prestar mais atenção aos detalhes nas suas relações profissionais. E deixar de lá as fofocas infrutíferas que só atrasam quem desejar avançar na vida e nos negócios.

Baseado em toda sua experiência e depois de todas as pesquisas que fez para escrever seus livros, existe algum conselho sobre aprimoramento pessoal e profissional que você vê publicado com frequência, mas com o qual não concorda?

Sim. Alguns livros de vendas, por exemplo, reforçam de como se deve abordar um cliente, já eu digo que cliente não se aborda, quem aborda é a polícia, cliente se recebe, ou melhor, se conquista.

Existe algum conceito do livro que você gostaria de reforçar aqui?

O melhor marketing pessoal é ser educado, gentil e saber expressar bem suas ideias, seus conceitos, pois o mundo moderno não perdoa profissionais despreparados e mal educados.

Algum comentário adicional que gostaria de fazer aos nossos leitores?

Invista no seu autoconhecimento e no seu amadurecimento profissional, não falo apenas de fazer um novo MBA ou coisa do tipo, isso ajuda sim, mas falo aqui de investir no que você ama fazer e transforme todos os seus problemas em desafios para ser um grande vencedor ou mesmo um grande Vendedor de si mesmo.

Informações para contato

www.eugeniosales.com.br[email protected] Facebook/eugeniosalesqueiroz

Valeu Raúl por mais essa oportunidade de falar com seus leitores.
Muito obrigado!


Eugênio Sales Queiroz é Cientista Social com MBA – Master in Business Administration em Gestão de Recursos Humanos pela Uninter – Curitiba – PR. Autor de vários livros lançados no Brasil e exterior, entre eles As 60 Ações Inteligentes Para o Sucesso pela Qualitymark Editora – Rio de Janeiro. Ministra treinamentos corporativos e palestras de alto impacto nas áreas de excelência profissional, atendimento ao cliente, vendas, marketing pessoal, liderança e a área Educacional.

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