Confira a entrevista com Talita Cristina da Silva Oliveira

Pessoas com dificuldades na vida pessoal ou profissional também poderão se beneficiar ao ler o livro O Poder do Coaching. Este livro despertará a motivação e o empoderamento nas pessoas.

Vamos começar falando um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo melhor. Você poderia nos contar brevemente sua trajetória profissional até escrever o seu capítulo “O Poder do Coaching”?

Sou graduada em Psicologia, pós-graduada em Gestão de Pessoas e fiz alguns cursos de coaching. Atuei por três anos como Psicóloga Clínica. Há oito anos atuo na área de Recursos Humanos com Gestão de Equipe, Seleção, Treinamento, Palestras de Sensibilização sobre inclusão de pessoas com deficiência, Pesquisa de Clima e Avaliação de 360°. Fundadora da empresa Solução Coaching.

Olhando para trás, existe algo que você gostaria de ter sabido ou descoberto antes – alguma lição que teria ajudado a superar ou evitar algumas dificuldades pelas quais passou?

Gostaria de ter aprendido antes a identificar e superar uma crença limitante. Achava que jamais ia correr, atualmente pratico a corrida com frequência e já participei de meia maratona de revezamento.

Agora sobre o livro. Com tantos livros sobre Coaching já disponíveis no mercado, o que o seu traz de diferente?

Inúmeras ferramentas utilizadas no coaching e cases de sucesso.

Você poderia nos dar um exemplo extraído do livro que resume as principais ideias e conceitos em que você defende em seu capítulo?

Visa elevar a performance do indivíduo, potencializar suas habilidades, aprimorar novas competências e desafiá-lo a se superar, a adquirir outra visão, a criar formas novas e produtivas, e a aproveitar melhor as oportunidades que são vistas por um novo ângulo. Incentiva o crescimento e a Inteligência Emocional, motivando-o a dissolver crenças limitantes e autossabotadoras que o impedem de conseguir transformações significativas. O estimula a desconfiar de seus medos, a interrogá-los e superá-los.

De maneira rápida e resumida, que tipo de leitor mais se beneficiaria do livro? Que tipo de conselhos ou informação deveria estar procurando, ou que tipo de problema estaria tentando resolver?

Constam dicas importantes para pessoas interessadas em se desenvolver, em se tornarem cada dia melhores. Pessoas com dificuldades na vida pessoal ou profissional também poderão se beneficiar ao ler o livro O Poder do Coaching. Este livro despertará a motivação e o empoderamento nas pessoas.

Qual seria a primeira coisa que você gostaria que alguém fizesse depois de terminar de ler o livro, colocando em prática o que foi visto?

Utilizar as ferramentas, são simples e funcionais.

Que outros livros ou autores você recomendaria para quem quiser se aprofundar nesse assunto?

  • O Líder Coach – líderes criando líderes – Rhandy Di Stéfano , Editora Qualitumark.
  • Coach – um parceiro para o seu sucesso – Ane Araujo, Editora Gente.
  • Leader Coach – coaching como filosofia de liderança – José Roberto Marques, Editora Ser Mais.

Qual é o maior erro que você vê os as pessoas praticando em relação aos assuntos abordados pelo livro?

Querer um resultado diferente e continuar agindo igual.

Que sugestões você daria para quem quer melhorar? Por onde começar?

Estabelecer metas e desenvolver um plano de ação. Se manter motivado e focado em seu estado desejado.

E o que você acha que essas pessoas deveriam PARAR de fazer?

Reclamar, se vitimizar e responsabilizar outras pessoas pelo seu insucesso.

Baseado em toda sua experiência e depois de todas as pesquisas que fez, existe algum conselho sobre Coaching que você vê publicado com frequência, mas com o qual não concorda?

Alguns profissionais confundem o coaching com consultoria, terapia ou mentoring.

E ainda sobre Coaching – com toda sua experiência e conhecimento, existe algum conceito que você gostaria de reforçar?

Ouvir na essência e sem julgamento é imprescindível

Algum comentário adicional que gostaria de fazer aos nossos leitores?

Ouse ser melhor! Os convido a conhecer o capítulo “O Melhor do melhor de mim” inserido no livro O Poder do Coaching.

Informações para contato:


Talita Cristina da Silva Oliveira é certificada em Master Coach, em Business & Executive Coaching e Professional & Self Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching. Graduada em Psicologia pela Universidade São Marcos, atua há oito anos como Psicóloga Organizacional, além da prática adquirida em três anos como Psicóloga Clínica. Apresenta significativo desempenho em Consultorias de RH, Terceiro Setor e no segmento Varejista.

 

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima