Confira algumas atitudes fundamentais para conseguir sucesso em negociações

Você vai enfrentar uma negociação e tem medo de cometer algum erro? Saiba quais são as atitudes que podem ajudá-lo a se tornar vitorioso » Estamos na era da informação. Quem sabe mais tem maiores chances de tomar decisões corretas. Por isso, pesquise e consiga o maior número de informações possíveis sobre a pessoa, empresa ou produto que você vai negociar, visitar ou entrevistar.

» Não seja ansioso. Os melhores negócios são feitos pelos negociadores mais cautelosos. Mediante dúvidas, lembre-se da frase ?na dúvida, não ultrapasse?.

» Descubra o que a pessoa realmente precisa, mas tome cuidado, pois a primeira impressão do negociador nem sempre é a verdadeira. Dedique algum tempo para dialogar e principalmente ouvir.

» Utilize sua maior arma numa negociação: a habilidade de perguntar e ouvir a resposta atentamente. Você sempre conseguirá colher informações que o ajudarão a tomar a decisão correta para concluir o negócio com sucesso.

» Quem fala menos ganha mais, pois nunca teremos de explicar o que não falamos. Ouça e repita o que a outra pessoa disse com suas palavras para confirmar se realmente entendeu.

» Quem pergunta mais tem mais respostas e mais chances de saber como o outro se sente em relação ao assunto, portanto as perguntas determinam o fluxo da conversa. Anote as respostas ou pelo menos a idéia principal da conversa, pois num próximo encontro você estará ciente de como a outra parte pensa e o que é relevante para ela.

» Nunca tome uma decisão importante quando estiver nervoso ou cansado. Olhos cansados enxergam mal. Separe um tempo para descansar e desfrutar do que já foi produzido.

» Nunca pareça desesperado em uma negociação. Se seu oponente notar fraqueza, ele não terá pena ? vai usá-la para vencer. Os militares fazem isto: cortam água, luz e deixam o inimigo fragilizado, e só aí começam a negociação. Parta de seu ponto forte. A serenidade é um dos itens mais fortes numa negociação, então utilize-a.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima