ConheƧa seu cliente: aprenda a lucrar no mercado B2B

Mesmo quando falamos sobre vendas simples e seriadas no mercado B2B, e deixamos de fora as vendas complexas, precisamos olhar para o cliente com atenĆ§Ć£o.

Atualmente, a generalizaĆ§Ć£o nĆ£o vende mais. Vendedores e gestores sĆ£o forƧados a estudar o consumidor, o momento de compra e a persona que realmente precisa do que a empresa vende.

Cientes de quem Ć© a pessoa que ocupa o papel de cliente, a equipe trabalha a comunicaĆ§Ć£o mais assertiva sabendo quais desafios do pĆŗblico que atinge. 

Vamos explorar formas de entender a persona em todas as suas facetas e como as tĆ©cnicas de vendas tornam-se favorĆ”veis quando vocĆŖ vende para a pessoa certa.

VocĆŖ conhece seu cliente?

Para adentrarmos o processo de conhecimento do cliente, podemos utilizar de uma ferramenta comum no mundo do Marketing: criaĆ§Ć£o de personas.

A persona Ć© a personificaĆ§Ć£o do seu cliente. Ela representa seus hĆ”bitos (de consumo ou nĆ£o), sua rotina, seus desafios e incĆ“modos mais profundos. VocĆŖ cria a persona para poder conhecer a ferida que sĆ³ vocĆŖ pode curar. Ou seja, descobrir qual problema que ela enfrenta no dia-a-dia que vocĆŖ ou seu produto resolve.

Nesse momento, Ć© preciso que vocĆŖ imagine seu cliente como uma pessoa completa: em quais contextos ela estĆ” inserida. Quais seus objetivos, qual sua rotina, o que gosta de fazer, porque mantĆ©m o estabelecimento que precisa dos produtos que vocĆŖ vende e assim por diante.

Quanto mais detalhes, mais perto chegamos de abranger todas as variĆ”veis que trazem vocĆŖ e seu cliente aquele momento de fechar negĆ³cio.

E mais perto chegamos de entender quais atitudes podem facilitar o processo.

Ɖ indispensĆ”vel, nessa situaĆ§Ć£o, ter em mĆ£os uma ferramenta capaz de reunir todas as informaƧƵes que vocĆŖ recolheu em um sĆ³ lugar. E que possibilite tambĆ©m registrar o histĆ³rico de contatos feitos com seus clientes, como um CRM, por exemplo.

Outro aspecto importante para ser considerado quando estudamos a persona Ć© delimitar os critĆ©rios do seu perfil de cliente ideal (ICP). EntĆ£o, alĆ©m de conhecer muito bem o seu cliente, vocĆŖ determina quais sĆ£o as caracterĆ­sticas que fazem dele ser a pessoa ideal para comprar seus produtos.

Este conceito Ć© utilizado principalmente no mercado B2B, em que se vĆŖ maior necessidade de compreender o cliente e sua demanda, adotando uma estratĆ©gia voltada ao Customer Centric

Afinal, vocĆŖ precisa vender para quem precisa do seu produto. Se vocĆŖ representa uma marca de bebidas e o cliente nĆ£o comercializa bebidas no seu estabelecimento, por exemplo, quais benefĆ­cios vocĆŖs terĆ£o de fazer negĆ³cio?

Sob outro prisma, justamente por contar com o ticket mĆ©dio alto, empresas do mercado B2B precisam achar clientes que estejam totalmente alinhados Ć s expectativas que seu produto realmente pode entregar.

Agora que vocĆŖ jĆ” refletiu sobre quais sĆ£o os critĆ©rios mĆ­nimos do seu ICP e tambĆ©m foi capaz de criar sua persona, vamos te explicar como isso faz vocĆŖ ser mais valioso aos olhos do seu cliente usando essas informaƧƵes da maneira correta.

Entenda o valor que vocĆŖ agrega ao cliente

Vamos imaginar que um de seus clientes de uma cidade pequena precisa comprar algumas bebidas da marca que vocĆŖ representa. Normalmente, o estabelecimento nĆ£o atende uma quantidade muito grande de pessoas durante o mĆŖs, entĆ£o Ć© necessĆ”rio comprar um nĆŗmero menor de engarrafados.

SĆ£o poucos representantes que atendem aquela cidade e sĆ³ vocĆŖ pode dar o desconto que o cliente precisa para trazer lucros para ambos, tanto para sua marca quanto para o estabelecimento em questĆ£o.

Seu cliente tem um problema. E sĆ³ vocĆŖ pode resolvĆŖ-lo. VocĆŖ vĆŖ o valor que vocĆŖ agrega a ele, diferente de outros vendedores?

E por que? Por que vocĆŖ conhece a pessoa que compra o seu produto. VocĆŖ pesquisou como Ć© o funcionamento do estabelecimento do cliente, tem consciĆŖncia das vendas que ele faz por mĆŖs e sabe que ele sĆ³ vai lucrar caso possa comprar com o desconto que vocĆŖ oferece. 

Somada a essa vantagem nĆ£o podemos deixar de lado a cordialidade do atendimento ao cliente, que Ć© a base para construir relaƧƵes prĆ³speras.

Dessa forma, ambos saem ganhando. O representante conta com mais uma comissĆ£o no final do mĆŖs e o dono do estabelecimento sabe que pode lucrar vendendo a marca que vocĆŖ representa.

JĆ” conheƧo meu cliente, qual o prĆ³ximo passo?

Depois de fazer o estudo do seu cliente e criar a persona, vocĆŖ tem uma base de informaƧƵes que pode ser usada de vĆ”rias maneiras estratĆ©gicas.

O caminho mais coerente Ć© trabalhar na aproximaĆ§Ć£o por meio da tĆ©cnica de rapport. Caso nunca tenha visto esse nome antes, rapport Ć© uma palavra de origem francesa, que significa ā€œtrazer de voltaā€ ou ā€œcriar uma relaĆ§Ć£oā€.

Essa tĆ©cnica Ć© utilizada para criar conexĆ£o ou uma relaĆ§Ć£o de empatia com a outra pessoa para ultrapassar as barreiras de resistĆŖncia na comunicaĆ§Ć£o.

Se quiser melhorar o relacionamento com seus clientes e fidelizĆ”-los, conheƧa as tĆ©cnicas do rapport clicando aqui.

O rapport e as personas estĆ£o ligados diretamente. Ao reunir todas as informaƧƵes que vocĆŖ estudou sobre seu cliente, vocĆŖ pode aplicĆ”-las baseando-se nas tĆ©cnicas de rapport para criar empatia.

Ou seja, vocĆŖ sabe como Ć© a rotina, os problemas e as frustraƧƵes da pessoa que vocĆŖ atendeā€¦ por que nĆ£o trazĆŖ-los para uma conversa e, logo, mostrar aĀ soluĆ§Ć£o?

VocĆŖ entrarĆ” na vida do seu cliente como uma figura que agrega, resolve e entende. Sua relaĆ§Ć£o serĆ” criada com base na confianƧa e a proximidade com a fidelizaĆ§Ć£o aumenta drasticamente.

Coloque essas dicas estratĆ©gicas em prĆ”tica e nĆ£o se esqueƧa: acompanhe os resultados por meio deĀ indicadores de desempenho. Aumente a lucratividade das suas vendas e entenda como estar no controle das suas metas seguindo relatĆ³rios de produtividade.

Este conteĆŗdo foi desenvolvido pelaĀ Arturia, a plataforma comercial mais completa e totalmente integrada ao seu ERP.Ā ForƧas de Vendas, e-commerce B2B, CRM e GestĆ£o de Indicadores de Resultados.Ā Clique e saiba mais!

ConteĆŗdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima