Conhecimento aplicável em vendas

Conheça o que você está vendendo para depois saber como vender, pois isso facilita o processo, agiliza a negociação e deixa o cliente muito mais à vontade. É fato indiscutível que todos devem atualizar-se, seja qual for sua área de atuação. O profissional de vendas não foge à regra. Simpósios, seminários, workshops, cursos e palestras sempre nos trazem ou nos fazem lembrar algo importante.

Tenho recebido inúmeros e-mails de pessoas pedindo informações sobre literaturas relacionadas a vendas, questionando em quais livros e revistas podem procurar assuntos relacionados à área.

Com a tecnologia dos sites de busca, está muito fácil encontrar esse tipo de literatura. Mas lembre-se que conhecimento é fundamental em vendas.

Normalmente aconselho as pessoas a procurarem não só assuntos relacionados a vendas, mas principalmente à sua área de atuação. Quem vende produtos de pet shop precisa saber tudo sobre mascotes, para depois buscar conhecimento nas literaturas sobre vendas. Procure saber o negócio de seu cliente e principalmente do produto ou serviço a ser ofertado, pois isso torna a venda muito mais fácil, traz muito mais segurança para quem compra e para quem vende, pois conhecimento é fundamental.

Técnicas de venda e fechamento são muito importantes para facilitar uma negociação com o cliente. Mas o que realmente vai pesar na hora da negociação é o conhecimento que você tem do negócio em que atua e principalmente do processo pelo qual seu produto ou serviço passa, até chegar finalmente em seu cliente, para que ele possa se sentir mais seguro, conhecendo todas as etapas do processo.

Se o que buscamos em uma negociação é satisfazer a necessidade de um cliente, devemos passar a ele toda segurança necessária para que ele possa sentir-se satisfeito e tranqüilo no momento da tomada de decisão. Lembre-se de que são poucos os clientes que optam pela compra no primeiro contato, pois existe a fase da pesquisa. Um dos fatores que influenciam muito em uma decisão de compra é a segurança. O cliente precisa ter certeza que tomou a decisão correta. E essa certeza só pode dar quem sabe do que está falando.

Portanto, saiba muito bem o que você vende para depois saber como vender, pois isso torna a venda muito mais fácil, agiliza a negociação e deixa o cliente muito mais à vontade para tomar uma decisão que, com certeza, será acertada.

Conteúdos Relacionados

Show must go on

Show must go on

Hoje ia escrever sobre a morte do vendedor B2B, change management e a mudança brutal que vem forçando equipes de vendas a se adaptarem. Mas,

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima