Conquistas emocionais

Desejo significa compromisso, iniciativa, determinação para fazer o melhor, com entusiasmo e paixão. Você sabe quais são as nossas possíveis conquistas emocionais? Jimmy Cygler, autor de Quem mexeu na minha vida? (Editora Alegro), apresenta algumas valiosas condutas que podemos e devemos conquistar.

Adaptabilidade: flexibilidade, capacidade de dançar conforme a música da vida. Jogo de cintura. O bambu se curva ao vento, mas não se rende nem aos mais furiosos furacões, capazes de derrubar qualquer árvore, por mais frondosa que seja.

Confiabilidade: significa estar sempre lá, para quem confia ou depende de você. O grito de guerra dos famosos Mariners do exército americano é “Semper Fidelis”, ou seja, sempre fiel, sempre confiável.

Consideração: é carinho e amor. É ser gentil com você e com os outros. É jamais dizer uma palavra negativa sobre outra pessoa. É estar sempre disposto a fazer com que os que estão ao seu redor sintam-se bem e amar ao próximo, independentemente do que ele vier a fazer.

Coragem: é encarar os desafios de frente, com honestidade e ciente de seus defeitos. Uma das coisas maravilhosas da tradição britânica, das lendas dos cavaleiros, é perguntar, quando informados da morte de um guerreiro: “suas feridas estavam na frente?”. Acima de tudo, seja corajoso! (Vamos abrir uma exceção, OK? Em assalto à mão armada no trânsito, fica liberado ser cauteloso…)

Desejo: significa compromisso, dedicação, iniciativa, determinação para fazer o melhor, com entusiasmo e paixão. Intensidade é um elemento importante no desejo. É o desejo em ação. Os que têm um desejo verdadeiro o transformam em objetivos e metas. E estes precisam ser declarados e envolver comprometimento. Coloque metas altas. Amanhã há de ser melhor do que hoje. Significa curtir a pressão que você impõe a si mesmo, entusiasmar-se com o desafio e divertir-se lutando para atingir o que quer.

Disciplina: é o autocontrole. Sem ela, suas vitórias serão pequenas, esporádicas e efêmeras. Além disso, a sua raiva, os seus medos, as suas dúvidas e as suas culpas vão lhe trair constantemente. Sem ela, suas virtudes positivas viram pó, somem. A vida lhe impõe freqüentemente desafios dos mais variados, que o cansarão, irritarão ou até o humilharão. Por isso, invista na disciplina.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima