CONQUISTE A PRODUTIVIDADE DOS FUNCIONÁRIOS E A LEALDADE DOS CLIENTES

Neste mundo globalizado e competitivo o empresário que quiser conseguir melhor retorno dos investimentos deverá estar atento à pelo menos três fatores, ou melhor, a três desafios. Neste mundo globalizado e competitivo o empresário que quiser conseguir melhor retorno dos investimentos deverá estar atento à pelo menos três fatores, ou melhor, a três desafios.

O primeiro deles é o desafio de comandar a empresa. Os gestores precisam ter em mente que necessitam do apoio e da cumplicidade do funcionário. É necessário entender que o funcionário precisa ser tratado com respeito e indulgência, não exclusivamente porque você é generoso, humanitário, mas também porque essas ações aumentam o tempo de casa dos colaboradores, a produtividade, a satisfação e, conseqüentemente, o lucro.

Gentileza, indulgência, empatia, boa disposição de espírito e entretenimento ajudam a tornar o ambiente de trabalho mais agradável e devem fazer parte do dia-a-dia da companhia. Você, gestor, é o maestro desta orquestra e, como tal, deve se empenhar para manter essas características. Administração tipo linha dura não significa, necessariamente, administração eficiente, em contrapartida, pode gerar um nível maior de estresse.

Na seqüência há o desafio do funcionário. Ele precisa ser convencido de que é a própria empresa e não um mero figurante em cena. O trabalhador deve ter em mente que é um profissional, um parceiro, que tem conhecimento e poder de decisão. Você deve despertar nele essas percepções. Deve fazer com que ele se sinta necessário, querido e respeitado. Despertar nele uma sensação de bem estar por fazer o que faz, trabalhando para quem trabalha e lidando com os clientes que lida. Ele deve ser incentivado a criar e a produzir, deve ter permissão para resolver problemas e deve lutar para alcançar os objetivos ambiciosos que você traçou para a companhia.

Por fim temos o desafio do cliente. Aqui é necessário deixar claro que você o distingue, que o aprecia e, principalmente, que trabalha pensando no sucesso dele. Neste caso é essencial oferecer subsídios para ele prosseguir fazendo negócios com você. Comunicação é a palavra-chave. Faça com que o cliente saiba quem é você, o que você faz e, fundamentalmente, faça com que ele saiba, sempre, como você é importante para o sucesso dos negócios dele.

Como você deve ter percebido, tanto o funcionário quanto o cliente querem se sentir reconhecidos, admirados e valorizados. O conceito é fazer com que cada um se sinta o melhor, descobrindo de fato o que há de melhor em cada um, porque o elogio vazio, sem razão de ser, tem no máximo um efeito passageiro. Tenha essa recomendação como meta diária. Quando conseguir praticá-la rotineiramente você terá a produtividade de seus funcionários e a lealdade de seus clientes, em outras palavras, terá garantido o sucesso de seu negócio.

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