Conquiste seu aumento de salário

Os erros e acertos dessa hora O orçamento apertou, o dinheiro não dá mais para pagar as contas e você quer ter mais reconhecimento financeiro. Então, chegou a hora de pedir um aumento de salário? Calma! Não basta querer, é preciso saber como fazer isso corretamente.

Antes de tudo, pergunte-se: ?Por que eu mereço ganhar mais??, ?Quais são os motivos pelos quais devo pedir um aumento??, ?Participei de algum projeto e mereço reconhecimento por isso??, ?Tenho aumentado de alguma forma minha produtividade na empresa??. Se alguma das respostas foi ?não?, reveja se é o melhor momento para fazer esse pedido. Caso esteja claro que você merece um dinheiro a mais, mãos a obra! Saiba como ter jogo de cintura nessa missão.

Conselhos de Confúcio ? Carol Orsborn, autora do livro Como Confúcio pediria um aumento de salário? , afirma que você deve iniciar seu ?ciclo de aumento de salário? antes da época em que planeja obtê-lo. ?Se tentar acelerar o processo, poderá se ver na posição de um fazendeiro que corre atrás de seu cavalo fugitivo ? quanto mais o persegue, mais depressa ele corre e se afasta. No entanto, se desistir de querer pegá-lo, depois de um tempo, ele virá até você por vontade própria?, garante a autora.

Pense também na cultura de sua empresa. Ela faz revisão salarial? Isso ocorre a cada seis meses? Se ela tem esse processo, basta lembrar seu líder que você ainda não ganhou aquele valor combinado, porém faça isso com cautela. Agora, se a empresa não faz essa revisão, tome a iniciativa. Estabeleça os critérios que o levam a pedir seu aumento e prepare-se com todas as informações e justificativas necessárias para conversar com seu líder. ?Leve um comparativo de tudo que fazia antes e o que está fazendo agora. Mostre seus resultados e explique o porquê do pedido?, aconselha Cristiane Gonçalves, gerente na área de assessoria em gestão de recursos humanos da KPMG no Brasil.

Tudo deve ser avaliado, principalmente o relacionamento com seu gerente. Às vezes, uma boa conversa com as devidas explicações basta, mas, em alguns casos, pode ser mais delicado. Um erro muito comum ao pedir aumento é a comparação: ?Meu colega faz o mesmo que eu e ganha mais?. Não faça isso! ?Comparar-se com outro funcionário não é aconselhável. Afinal, o líder vai analisar suas competências e não as de seu colega?, explica Cristiane.

4 dicas para pedir aumento

O professor de estratégias de empresas e planos de negócios da Fundação Getulio Vargas (FGV), Luciano Salamacha, recomenda quatro passos para ter sucesso nessa tarefa. Siga-os!

1. Anote em uma folha o que a empresa esperava de você quando o contratou. Depois, verifique se tem atendido a essas expectativas. Sinceridade vale muito nessa hora.

2. Tenha clareza de que realmente cumpriu com o esperado. Também reveja suas atitudes dentro da organização.

3. Lembre-se de que isso não é um pedido de esmola, e sim uma conversa sobre negociação. Seja objetivo!

4. Vá preparado para a famosa pergunta: ?Qual é o valor que você considera justo para restabelecer o equilíbrio inicial??.

Depois de seguir essas dicas e agir com honestidade, é pouco provável que seu líder não pense no profissional que você é e o reconheça da forma desejada. ?Quando chegar o momento de realizar a revisão planejada, seu chefe, muito provavelmente, apresentará o aumento ? orgulhoso da maneira brilhante pela qual ele conseguiu que você crescesse na empresa?, diz Carol Orsborn. Acompanhe, a seguir, outras dicas que preparamos para você se sair bem e ter êxito nessa tarefa.

Erros que você deve evitar

» Dias de atribulações não são bons para conversar com seu líder sobre aumento de salário.
» Evite comparações internas e externas.
» Não vá direto ao assunto, isso pode assustar seu líder. Por isso, comece falando sobre seu desempenho na empresa e expectativas profissionais.

Pontos positivos para você

» Lembre o líder de todas suas responsabilidades dentro da empresa.
» Exponha os projetos que participou e teve sucesso.
» Seja claro e objetivo.

Como dizia Confúcio: ?O homem superior tranquiliza sua mente antes de falar, ele argumenta com firmeza antes de pedir algo?. Pronto, agora é só aplicar essas regras e conversar com seu gerente. Boa sorte!

Para saber mais:

Livro: Como Confúcio pediria um aumento de salário?
Autora: Carol Orsborn
Editora: Cultrix

Colaboração: Cristiane Dias

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima