No primeiro artigo sobre a atuação do expositor durante a feira, referi as atitudes a evitar no stand pelos colaboradores dos expositores. No primeiro artigo sobre a atuação do expositor durante a feira, referi as atitudes a evitar no stand pelos colaboradores dos expositores.
Para que o expositor possa rentabilizar o investimento efetuado com a presença da sua empresa numa feira, é importante lembrar-se que estar numa feira não se limita à construção de um stand.
A preparação de uma participação num evento, qualquer que ele seja, implica obedecer a uma estratégia de mercado e saber transmitir uma mensagem de maneira eficaz.
Os conselhos para uma boa atuação no stand são os seguintes.
1. Adequar os produtos aos mercados, pois o expositor não pode esquecer que, na grande maioria dos casos, os stands não têm uma dimensão tal que permita expor toda a gama de artigos que se produzem ou comercializam numa empresa.
2. Realização de demonstrações, pois possibilitam chamar a atenção dos visitantes, mas sobretudo permitem mostrar todas as potencialidades do produto ou equipamento.
3. O expositor deve distribuir brindes invulgares com o seu nome, telefone, número de fax, e-mail e endereço na Internet impressos. Na escolha de um brinde, deve ter-se em mente que as suas funções são, por um lado, fazer com que quem o recebe se lembre de quem o ofereceu e, por outro, que o guarde.
4. Não se deve distribuir folhetos a todos os visitantes que passam no corredor, pois pode-se estar contribuindo para o aumento de lixo nas cestas que se encontram nas proximidades do stand. O ideal é ficar com o contato do cliente, e logo depois da feira, enviar o material pelo correio.
5. Manutenção do stand limpo, pois é importante estar atento a pormenores tais como: cinzeiros sujos, cestas de lixo cheios, folhetos no chão, casacos em cima das cadeiras, etc..
6. Visitar o evento, com a finalidade verificar como se comportam os visitantes (os seus circuitos, onde param, por onde iniciam a visita), quem participa e com que produtos/serviços, que tipo de áreas alugaram, como são os stands (simples ou elaborados, criativos ou padronizados, cores e materiais mais frequentes) e quais são as tendências que se verificam nos stands.
7. Conhecer o que se vende, pois o visitante falará com muitos outros expositores, por isso, ele vai fazer comparações com facilidade e com rapidez.
8. Conhecer a concorrência. Para isso antes da feira, deve-se tentar reunir o máximo de informação possível sobre a concorrência (produtos que irão apresentar, preços, dimensão do stand, etc.), podendo a pesquisa sobre os concorrentes ser efetuada pelos vendedores.
9. Seleção adequada do pessoal que atenderá no stand, pois deve-se ter cuidado com a experiência e a maturidade que o pessoal tem acerca do atendimento.
10. Organização de atividades paralelas, como palestras, seminários, conferências com profissionais qualificados e de renome, um almoço, um buffet ou um coquetel aos clientes e comunicação social (seguido de uma visita ao stand). Esta é uma das formas mais seguras de conseguir atrair os profissionais que interessam.
11. Os expositores e seus colaboradores devem sempre mencionar o nome do visitante (as pessoas gostam de ser tratadas pelos seus nomes), ser simpáticos, ter atenção, iniciativa, uma aparência cuidada e mostrar disponibilidade e interesse.
12. Estabelecer ligação com a comunicação social, pois os contatos com a imprensa são importantes para divulgar a presença da empresa na feira
13. Uso adequado do cartão de expositor. Cada pessoa deve ter seu nome facilmente legível num crachá da empresa, de preferência de metal ou plástico.