Conteúdo relevante e de qualidade na Web brasileira

Nesta edição a jornalista Fernanda do Coutto (imprensaWeb!) entrevista Jameson Rangel, do Portal CLIC. O objetivo deste portal é tornar-se referência quando o assunto for conteúdo relevante e de qualidade na Web brasileira. O objetivo principal do Portal CLIC é criar uma relação de ganha-ganha com quatro grupos envolvidos diretamente no projeto, ou seja: O CLIC, o site associado, o parceiro comercial ou anunciante e também o usuário do portal. [ Você está em >>> EZINES >>> ENTREVISTA VENDAMAIS Fernanda do Coutto (ImprensaWeb!) entrevista Jameson Rangel ]

Nesta edição a jornalista Fernanda do Coutto (ImprensaWeb!) entrevista Jameson Rangel, do Portal CLIC. O objetivo deste portal é tornar-se referência quando o assunto for conteúdo relevante e de qualidade na Web brasileira. O objetivo principal do Portal CLIC é criar uma relação de ganha-ganha com quatro grupos envolvidos diretamente no projeto, ou seja: O CLIC, o site associado, o parceiro comercial ou anunciante e também o usuário do portal. (www.clic.com.br)

1) Olá, você poderia nos dar uma breve descrição do que é o Portal CLIC?

Para nós, CLIC, além da sua significação usual, também é acrônimo de “Comunidade, Lazer, Informação e Cultura”. Uma comunidade de sites voltados para o lazer, a informação e a cultura na Internet.

O Portal CLIC é uma comunidade formada por sites de conteúdo qualificado, que agregam valor à Internet e não estão presentes nos grandes portais brasileiros, mas não é só isso. Nossa proposta é reunir a audiência de vários sites, transformando numa grande audiência e com isso, explorar comercialmente o potencial desses sites em conjunto ou individualmente.

2) Como surgiu a idéia de criar o CLIC?

Após pesquisa de mercado de Internet sobre conteúdo x hosting e suas carências, percebemos que o mercado na web estava necessitando de um portal como o CLIC. O fato de realizarmos uma pré-seleção dos inscritos, oferecer serviços de hosting com domínio próprio, espaço para armazenamento de dados sem custo, e ainda a possibilidade de receitas sobre as ações comerciais, realizadas no site associado são atrativos para quem quer ganhar visibilidade de forma sustentável na Internet.

Pretendemos utilizar os diferenciais que a Internet tem como mídia, ou seja a segmentação, personalização e interatividade para tornar um portal de realização de negócios. Parte da receita arrecadada através dessas ações comerciais é revertida para o site associado que participa diretamente da ação realizada.

3) Quais são os grandes diferenciais do Portal CLIC em relação aos outros portais?

São vários. Um deles é que para participar é muito simples, pois existe um formulário disponível no portal para avaliação dos sites interessados. Outro diferencial é que oferecemos hosting para o parceiro, o que nem todos oferecem. A idéia original do projeto, pensado há um ano, é reunir em um só lugar sites selecionados e com conteúdo relevante. A partir daí, explorar comercialmente e de forma planejada todo o potencial da audiência gerada pelos usuários do portal.

Acreditamos que ainda existe uma fonte de negócios inexplorada pela maioria dos grandes portais, pois em função de suas estruturas gigantescas não conseguem agilidade para realizá-los.

Um outro diferencial é que caso o associado não queira mais participar do portal é muito fácil e não existe qualquer custo ou pagamento de multas, o que é comum em alguns contratos.

4) Porque vocês escolheram especificamente esse tipo de negócio?

Verificamos que havia uma carência e estamos procurando supri-la. Percebemos que muitos sites excelentes estão deixando de existir porque não conseguem se manter no ar. Já recebemos depoimentos de parceiros que disseram que se nós não tivéssemos oferecido esse serviço seus sites estariam fora do ar.

5) Há quanto tempo ele está no ar?

Há praticamente duas semanas.

6) Qual a média de acesso nesse período?

Ainda não temos informações precisas, pois o tempo mínimo para uma análise é de um mês. De qualquer forma, como os sites já existiam há algum tempo, conseguimos iniciar com pelo menos 2 milhões de page views mensais e mais de 200 mil usuários únicos. Estamos em fase de contratação de uma empresa de auditoria para certificar nossa audiência e dar credibilidade a nossos negócios.

Apesar de tudo isso, sabemos que nosso portal não será um dos mais visitados na Internet. Não nos interessa quantidade e sim qualificação dessa audiência, ou seja pretendemos utilizar a Internet como mídia segmentada e não como mídia de massa, como a maioria dos portais tem feito atualmente.

7) Qual o perfil dos seus visitantes atuais?

Ainda não temos dados precisos, mas como temos vários canais para diversos públicos diferentes, acreditamos que temos um público com perfil bastante diferente um do outro. Já está programado efetuar um levantamento preciso desse público por canal e por site para oferecer melhor nossos serviços tanto para os associados, quanto para os parceiros comerciais e para os próprios usuários finais.

8) Quem mais pode se beneficiar usando o Portal CLIC?

Todos! Pretendemos criar uma relação de ganha-ganha com quatro grupos envolvidos diretamente no projeto, ou seja: O CLIC, o site associado, o parceiro comercial ou anunciante e também o usuário do portal. Cada associado será trabalhado comercialmente como único e não em massa, como várias empresas de terceirização em mídia on-line fazem. A equipe do CLIC buscará negócios, anunciantes e patrocinadores focados nas particularidades de cada site e, principalmente, na qualificação de cada público.

9) Como vocês estão divulgando o portal?

Estamos desenvolvendo diversas ações para promoção do portal tais como campanha publicitária on-line nacional, cadastro otimizado nos principais buscadores do Brasil e ainda promoção espontânea através de marketing viral junto aos próprios sites associados do CLIC.

10) Quais desses métodos estão dando o maior retorno?

Ainda é muito cedo para termos essa idéia, mas na verdade eles se complementam. Um não funciona bem sem o outro.

11) Quais são seus planos de expansão/crescimento?

Após o lançamento conseguimos apenas vencer mais uma etapa. Apesar de praticamente um ano de trabalho duro, estamos dizendo que agora é que o trabalho vai começar de verdade. Até o próximo ano serão lançados chat, cartões virtuais, grupos de discussão, fórum, etc.

12) Quais são as formas de realizar negócio no portal?

Temos vários formatos, desde simples publicidade através de banners padronizados até projetos especiais e patrocínios de canais, sites ou seções nos sites.

13) Qual é o custo desses negócios?

Não existe uma tabela padrão. Estudamos a necessidade de cada cliente, as particularidades de cada site, de sua audiência e perfil. A partir daí formamos o preço.

14) Quais são seus maiores parceiros?

Os sites associados. Não há dúvidas que sem eles nada seria possível, pois nossa idéia é que todo o conteúdo seja gerado totalmente por eles. A idéia é viabilizar a infra-estrutura para que eles mantenham seus sites sempre atualizados. Fica por nossa conta tornar tudo isso economicamente possível.

15) Que outras oportunidades de parceria existem?

Pensamos em desenvolver alguma parceria forte com um grande Internet Data Center, para que possamos melhorar ainda mais nossos serviços.

16) Como vocês estão financiando o negócio?

Até o momento com investimentos próprios.

17) Que conselhos você daria a alguém que vai montar um site na Internet?

Pesquisar muito antes de se arriscar e depois disso planejar mais ainda. Na minha opinião tudo o que deu errado na Internet até hoje foi porque faltaram esses componentes.

18) Que dicas você daria para alguém que já tem um site na Internet?

Dou uma só: Você já se perguntou o que você quer com seu site? Qual é seu objetivo real? Já vi muita gente dizer que tem um site porque seu concorrente já tem ou porque alguém bateu à sua porta oferecendo algo inovador e que iria mudar os rumos de seu negócio. Alguém disso que todos deveriam ter um site, eu não concordo. Antes de ter um site procure saber o real motivo para tê-lo.

19) Que tendências na Internet você acha que vale a pena comentar?

Trabalho com Internet desde 1997 e ao longo desses anos o que mais vi acontecer foram empresas entrarem e saírem da Internet. Vi muita gente boa quebrar, mas por quê? Na minha opinião, antes de investir milhões em um projeto na Internet deveria se saber se existem clientes para o serviço ou produto oferecido. Um bom exemplo disso foram os altos gastos com tecnologia de uma certa empresa, que ao colocar o site no ar viu que não tinha cliente algum querendo seu produto. O problema é que nesse momento já foi tarde demais.

20) Cite um livro que você acha que deveria ser leitura obrigatória para quem trabalha com Internet:

O meu, só que ainda está no forno.

21) Como funciona a inscrição para hospedagem de sites no CLIC? Poderia nos explicar?

É muito simples. É só preencher o formulário em www.clic.com.br/formulario.htm e submeter o site. A partir daí ele será avaliado por nossa equipe e se for aprovado poderá participar do portal.

22) Como é formada a equipe do CLIC?

Como já dito anteriormente, o Portal CLIC é uma grande comunidade e como tal temos uma infinidade de colaboradores, já que contamos com mais de 22 sites associados em 13 canais. Administrando o portal temos atualmente uma equipe muito reduzida, mas no momento oportuno pretendemos incrementá-la.

23) Qual a melhor forma de entrar em contato com vocês?

Através do próprio portal, ou seja em www.clic.com.br. Lá existem diversas formas de contato.


A Entrevista VendaMais é a melhor forma de divulgar seu site entre possíveis clientes, visitantes, anunciantes e investidores. Não perca a chance de aparecer: para saber mais detalhes de como ser entrevistado, mande um e-mail para Patrícia Ragnini

Como participar da e-zine Entrevistas VM?
Para ser entrevistado, é muito simples. Basta responder as 20 perguntas que serão enviadas. A sua entrevista, além da e-zine, será exibida durante uma semana no site VendaMais (2.500 acessos diários únicos). Você poderá colocar um botão para o acesso direto dos interessados ao seu site. Haverá também uma chamada para a matéria na capa do site, que tem mais de 300.000 acessos mensais.

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