Convencendo cabeças e corações

Persuasão é uma palavra que traz desconforto para as pessoas que acreditam que ela seja sinônimo de manipulação. Mas a persuasão é alcançada pela personalidade da pessoa que está falando e pelo discurso que dá credibilidade. Persuasão é uma palavra que traz desconforto para as pessoas que acreditam que ela seja sinônimo de manipulação. Mas a persuasão é alcançada pela personalidade da pessoa que está falando e pelo discurso que dá credibilidade. Para facilitar as técnicas de persuasão, utilize as seguintes dicas:

Seja persuasivo, não manipulativo. Não permita que essas duas palavras se aproximem. A persuasão com princípios pode realmente trazer melhores resultados para todos.

– Focalize na sua personalidade. Entenda e pratique as técnicas básicas e desenvolva uma personalidade persuasiva. As pessoas acham que alguém com personalidade é alguém com credibilidade.

– Seja gentil. Uma pessoa que é gentil e pronta para ajudar os outros é mais persuasiva que alguém que quer colocar seus próprios interesses como prioridade. Faça um esforço para ser gentil e, sempre que possível, ajude os outros.

– – Fiscalize sua comunicação. Com que freqüência você se refere a você mesmo? Com que freqüência você se refere aos outros? Aumente a proporção para os outros e diminua para você. Seja honesto. Não prometa o que não pode cumprir. Tenha certeza de estar falando sempre a verdade, e as pessoas irão acreditar em você.

– – Seja corajoso. Não tenha medo de enfrentar o que é doloroso ou desconfortável. As pessoas irão respeitá-lo por isso.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima