Corpus e mens sani para criar

A interação mente e corpo ajudará a melhorar sua capacidade de imaginar, criar e viver melhor.

1. Cenário atual

Vivemos em uma época de tensão e de conflitos pessoais. A impressão que tenho é que estamos dentro de uma betoneira, girando, girando. Não há dúvidas de que tudo isso é a busca incessante pela felicidade, pelo bem-estar e melhoria na qualidade de vida.

Acredito que para conseguirmos uma melhor preparação para a vida será exigida cada vez mais dedicação e cuidados pessoais, tanto do corpo como da mente, através de uma alimentação saudável, de descanso, exercícios corporais, relaxamento e do autoconhecimento, reconhecendo nosso potencial e limites. Essas sugestões favorecem a serenidade, o pensar, o criar, o agir e o decidir melhor diante dos conflitos ou das situações inesperadas.

Um exemplo disso é o caso de um cliente, dono de uma empresa de transporte, que adota uma estratégia interessante em seu dia-a-dia. Diariamente, faz caminhada pela manhã e é durante seus exercícios que ele consegue resolver problemas da empresa. Há momentos, durante a atividade, de total desligamento do cotidiano, assim como há períodos de ociosidade, em que ele sente, de repente, surgir idéias e resoluções.

O estar fora do contexto, sair do problema, por vezes na ociosidade, o exercício físico oxigenando o nosso corpo, são estratégias facilitadoras, que criam e solucionam problemas. Nosso corpo desempenha uma função importante nos processos intelectuais e no desenvolvimento como seres humanos. Cada pessoa é o seu corpo, através do qual se expressa e se relaciona com o mundo .

Há pessoas que dizem ser flexíveis, mas a rigidez é expressada corporalmente. Não digo que deverão ser marionetes, mas o corpo ?fala?, também revelando a forma como vêem as mudanças e o mundo.

2. Algumas ações

Exercícios corporais e laborais desbloqueiam, liberam tensões, desinibem e favorecem o autoconhecimento, nos possibilitando perceber o mundo de forma diferente, chegando até a melhorar os relacionamentos interpessoais. Ansiedade, preocupações e sedentarismo nos bloqueiam, interferindo na forma de vermos o mundo e de vivermos. A mente e o espírito fazem parte de um corpo vivo.

O corpo desabituado e ruidoso passa a ser vivo. E também é esse novo corpo, que fica cheio de vontade e prontidão, que produz ações inovadoras.

Alguns se identificam com a dança, outros com exercícios corporais, outros com relaxamento, com o aprendizado de técnica de artesanato. Seja lá qual for a sua opção, ela facilitará o seu desenvolvimento intelectual, abrindo portas para um processo de criação e de um viver melhor.

Os movimentos corporais são elementos geradores e potencializadores da criação, que conduzem a uma imagem prévia, vivenciada física, emotiva e mentalmente. A partir dela podemos criar, possibilitando um novo posicionamento em relação à vida e ao estilo pessoal, refletindo no comportamento.

Percebemos que sempre envolverá uma expressão, um movimento, um gesto e um processo cognitivo, ou seja, um ação interna, de pensamento e sentimento, possibilitando a aprendizagem.

Nos programas de treinamento que temos realizado com objetivo de reforçar ou desenvolver a criatividade vivenciamos e ressaltamos a importância das atividades corporais para o despertar desse potencial, assim como de realizamos o que chamamos de ginástica corporal e cerebral, através de exercícios com o rosto, pernas, pescoço, braços, costas, mãos, ritmos, posturas, dança, imaginação criativa, etc.

Os exercícios favorecem o estar atento ao seu corpo e seu sentimento, permitindo identificar tensões musculares, que impossibilitam os movimentos espontâneos, de leveza, de liberdade e expressividade.

O processo de criação não passa somente por caminhos cerebrais ou intelectuais, mas também pelo experimentar, sentir e transformar sentimentos.

A tecnocracia possibilita ao ser humano repensar, compreender, analisar e desenvolver seu potencial criativo.

3. Uma experiência interessante

Recentemente, realizamos um trabalho em uma empresa multinacional alemã. Diria que é um case de sucesso, em que tratamos expressões corporais, relaxamento, exercícios com colagens, dramatizações com elementos da natureza e dança, para melhoria do autoconhecimento e também das relações interpessoais, tanto do ponto de vista pessoal como profissional. Tudo isso focado em um programa intitulado ?De bem com a vida?.

As atividades corporais favorecem aos indivíduos conhecerem-se melhor, seus corpos, seus movimentos, tomarem consciência do espaço ao seu redor e dos limites e campos de atuação, desenvolvendo a espontaneidade, a imaginação e a criatividade expressiva. As atividades são optativas, ninguém é obrigado a participar.

Nos encontros, utilizamos diversas técnicas. Entre outras, a bioenergética para os bloqueios corporais e emocionais, que dificultam o sentir criativo, assim como o relacionamento com as pessoas no dia-a-dia. Os exercícios são úteis, também para ajudar a nos expressarmos emocionalmente, favorecendo o pensar criativo e a intuição, desde a realidade e a inovação, até a transformação.

Partimos do princípio de que as relações interpessoais se iniciam no autoconhecimento. Quanto mais eu conheço e descubro os meus potenciais e pontos a serem aprimorados melhor identifico, respeito e entendo as características das pessoas ao meu redor. Sendo assim, busco uma forma mais harmoniosa de convivência.

A proposta é aprender o novo, pensar, sentir, agir reinventando a forma de viver, focalizando o autodesenvolvimento continuo.

4. Os exercícios

Exercícios de expressão corporal liberam energia através de movimentos, do uso da voz e do som percussivo. Estimulam o abrir-se às sensações, a afinar os sentidos, despertando a sensibilidade. Dar-se conta do aqui e do agora, com seus órgãos dos sentidos, favorece a fantasia e as associações, princípios básico do processo criativo. Alguns deles:

  • Coloque-se de forma confortável. Observe a sua respiração. Veja a freqüência, o som, o esforço, etc.
  • Fale em voz alta o seu nome. Imagine-o sendo escrito no ar, com a ponta do seu dedo. Observe os movimentos, escute o som do seu nome. O que ele representa para você? Com o que se parece? Que associação faz?
  • Expressando os exercícios anteriores corporalmente, o que você sente? Observe o movimento das suas pernas, cabeça, braços. O que está sentindo? O que representa? Como gostaria de representar?
  • Sente-se confortavelmente. Mentalize o seu dia-a-dia, todos os acontecimentos desagradáveis e retome-os, analise as causas, os momentos, as variáveis. Visualize o acontecimento com as variáveis favoráveis, as pessoas, seus objetivos, dificuldades e aspectos facilitadores. Traga isso para a sua realidade pós-relaxamento.

Vamos comentar e transformar! Perceba o aqui e agora. Utilize os órgãos dos sentidos. Elabore metáforas frente à expressão corporal ou à ginástica laboral realizada. Os exercícios possibilitam:

  • O desbloqueio do corpo e da emoção.
  • Renascer a capacidade criativa.
  • Desenvolver o sentimento e o pensamento criativo.
  • Clarificar e consolidar a individualidade.
  • Abertura ao exterior nas relações de aceitação, solidariedade, empatia, etc.
  • Analogias e metáforas.

O estabelecimento de associações e analogias não usuais (metodologia espanhola) favorecem o desenvolvimento do pensamento criativo e o trabalho com imagens, recuperando a dinâmica natural do raciocínio lógico, intuitivo e transformador da realidade.

Através delas, podemos estabelecer pontos semelhantes entre coisas que aparentemente são divergentes e comparar o incomparável, possibilitando ver a realidade interligada a olhar para todos os lados e perceber-nos fazendo parte do universo, estimulando a curiosidade, o comparar, o criticar e, conseqüentemente, a buscarmos soluções para problemas do dia-a-dia.

Temos de perceber que somos seres holísticos, nos quais o corpo e a mente estão em constante interação. A prevenção e a superação de moléstias, tais como dores de cabeça, dores no corpo, insônia, infarto, etc., percebemos que está, basicamente, nos cuidados com o corpo e com a mente.

A interação mente e corpo ajuda a melhorar sua capacidade de imaginar, criar e viver melhor.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima