Crença inabalável no seu sucesso

****
Participe da Semana da Liderança e Gestão Comercial
Evento online gratuito, com uma videoaula por dia
Serão 5 dias, 5 temas, todos ligados aos principais desafios de um/a gestor/a comercial
Mais informações e inscrições: https://bit.ly/SemanaGestãoeLiderança
***

Uma das características mais marcantes das pessoas de alta performance é a confiança inabalável no seu próprio sucesso.

Isso não significa que será fácil, pelo contrário. Significa apenas que a pessoa ACREDITA NELA MESMA.

A meta vai ser atingida, sonhos virarão realidade, conquistas serão alcançadas. O foco não está na dificuldade, está no resultado.

Foco na solução do problema, não no problema.

Note como esse foco faz uma diferença imensa na vida de qualquer pessoa.

Quem é inseguro olha algo assim e acha que é mentira, pose ou arrogância.

As pessoas inseguras, de baixa performance, duvidam de si mesmas e já começam um processo mental negativo que precisa ser revisto se quiserem melhorar seus resultados.

Inclusive, para a pessoa insegura pode parecer que segurança é arrogância. São duas coisas bem diferentes. Você pode ser seguro e confiante e mesmo assim permanecer humilde. Arrogância é achar que você é melhor do que os outros (ou talvez que os outros são menos do que você). Segurança é simplesmente a confiança de que, no final, vai dar tudo certo, de que vai conseguir.

A segurança muitas vezes vem junto com otimismo.

Otimistas têm, de maneira geral, uma tendência à proatividade. Por isso conseguem (na média) resultados melhores do que os pessimistas.

Mas existe um grupo de otimistas que tem resultados muito melhores. São o que Jim Collins chama de ‘otimistas realistas’.

Um otimista realista acredita que no final vai tudo certo, mas que VAI SER DIFÍCIL. Note a diferença.

Foco no resultado final futuro (positivo) e, ao mesmo tempo, preparação para dificuldades e obstáculos (potencialmente negativos) agora, no presente.

Se fosse fácil todo mundo conseguia. É um dos maiores clichês da autoajuda e, ao mesmo tempo, como todo clichê, com grande porção de verdade.

A questão é entender isso de verdade e viver de acordo. Então o otimista realista coloca uma meta desafiadora e imediatamente planeja e se prepara para a dificuldade, para os obstáculos e principalmente, como vai fazer para superá-los.
O obstáculo é o caminho. Alta performance não é torcer para que não existam obstáculos. É preparar-se para superá-los. É o conceito do anti-frágil: para os otimistas realistas, obstáculos fortalecem.

Tudo isso está baseado na crença forte e inabalável num futuro melhor, mas num presente complicado e difícil.

Preciso fazer A e passar por B se quiser C.

Clareza total em pagar o preço hoje para usufruir merecidamente o amanhã.

É como se você não soubesse exatamente o que vai acontecer hoje, mas tendo a certeza absoluta do que quer amanhã. Se o vento for a favor, ótimo. Se não, você ajusta as velas (ou rema, ou até nada se for necessário). Mas sabe exatamente para onde quer ir.

Dentro do otimismo, o oposto do otimista realista é o otimista ingênuo. Otimista ingênuo é aquele que tem esperança de que vai dar certo, mas, ao mesmo tempo, acha que vai ser fácil.

O problema é que nunca é fácil.

Aí o otimista ingênuo começa, as coisas não são fáceis como esperado, ele se frustra, perde forças, desiste. E começa um novo ciclo de otimismo ingênuo, procurando outro futuro promissor com caminho fácil, que nunca chega. (Presa fácil para promessas milagrosas, de preferência rápidas e sem fazer força – é um público enorme e que nunca acaba!).

Tudo que você conquistou na vida levou tempo para construir. Nada que realmente tem valor é superficial ou rápido.

Pegue, por exemplo, suas maiores decepções. Seus maiores fracassos. As maiores dores. Notará que deixaram cicatrizes, mas trouxeram junto uma maturidade muito maior. De forma dolorida, ajudaram a formar quem você é hoje. E você é mais do que era ontem. Seu ‘eu’ de hoje é muito mais experiente e desenvolvido do que sua versão anterior.

Se você pegar a jornada do herói, por exemplo, verá que em todas as versões existem obstáculos e inimigos que pareciam intransponíveis. NENHUMA jornada (ZERO!) de herói começa com uma pessoa normal que vira herói sem passar por obstáculos.

Ninguém acorda herói. Alguns podem acordar com poderes. Mas daí a ser herói…  

O mundo está cheio de pessoas que têm poderes e habilidades e não usam, por acomodação ou medo. É uma grande realidade: a imensa maioria das pessoas subutiliza seu potencial e vive numa vida de superpoderes e habilidades acorrentadas.

A jornada do herói começa com uma grande decisão: enfrento essa dificuldade? Supero esse obstáculo? Venço esse desafio? Quebro as correntes?

O obstáculo é que faz o herói e a heroína. É o que separa pessoas normais do resto, profissionais de amadores, alta de baixa performance.

No fundo, a grande pergunta é “QUERO? MESMO?”.

Se você realmente quer (seu objetivo, a meta, o sonho), então não tem obstáculo que lhe segure. Pode ser que demore um pouco mais, um pouco menos. Que dê mais ou menos trabalho. Que você precise de ajuda, conselhos, novas habilidades, direcionamento.

Mas que vai conseguir, isso você não se questiona. VOCÊ não se questiona. Os outros à sua volta podem até questionar. Você tem uma crença inabalável no seu sucesso, que vai conseguir e na sua capacidade de superar os obstáculos que vão surgir. A pessoa que realmente QUER pensa assim.

Isso não é arrogância. É a convicção de que realmente quer muito alguma coisa e que vai conseguir.

Já a pessoa que não quer muito, não sabe se quer, não sabe se tem certeza se sabe que quer, acha que precisa querer porque alguém falou que tem que querer… essa fica totalmente à mercê da sorte, da maré, dos outros, do acaso. Por isso ela torce para que seja fácil. É o otimismo ingênuo – torcendo para que algo bom aconteça, mas sem se esforçar muito (e desistindo fácil, sem persistência).

Não é como eu quero viver minha vida e não é como acho que você deveria viver a sua se realmente quiser ter alta performance.

Pense nisso esta semana: otimismo realista.

Crença inabalável no seu próprio sucesso e na sua capacidade de superar os obstáculos e desafios que naturalmente surgirão no caminho.

Porque não existe meta de verdade que não seja desafiadora. É para ser algo difícil de conseguir. Algo que faz você ter que crescer, repensar, reinventar, evoluir.

Algo que você realmente QUER. Algo que é importante, que tem significado. Essa é uma meta de verdade. E metas de verdade são transformadoras. São jornadas das quais você sai mais forte, mais preparado, mais maduro. Uma jornada fácil não desafia, não transforma, não amadurece. É a jornada dura, complicada, desafiadora que realmente faz você mudar de nível e se superar. De ser uma nova versão de você mesmo, aquela versão que olha para as metas do passado e dá risada, pois hoje você faz numa semana (e bem feito) o que levava 3 meses para fazer antes (e bem mais ou menos).

Pratique o otimismo realista. Faz parte da jornada de alta performance, pessoal e profissional.

Pergunta coach de hoje: você tem essa crença inabalável no seu sucesso e, ao mesmo tempo, na sua capacidade de superar os obstáculos que naturalmente surgirão?

De maneira resumida, para terminar:

  • Pessimistas acham que não dá para chegar até C.
  • Otimistas ingênuos gostariam de chegar até C, mas não querem fazer A ou passar por B.
  • Otimistas realistas fazem A, passam por B, foco o tempo inteiro em C. E se tiverem que passar por XYZ e fazer 123 também, que assim seja. Foco continua em C (meta!) e não nos obstáculos.
    +
  • Pessimistas usam as dificuldades antecipadamente para justificar não fazer algo ou não tentar.
  • Otimistas ingênuos começam, mas esmorecem e enfraquecem quando as dificuldades acontecem, pois achavam que seria fácil. Desistem fácil.
  • Otimistas realistas antecipam as dificuldades e SE FORTALECEM COM ELAS, pois o foco está no crescimento e no objetivo final.

Trabalhe isso em si mesmo/a e na sua equipe: crença inabalável no seu sucesso e na sua capacidade de superar obstáculos e desafios.

Vocês vão ter resultados muito melhores, uma visão muito mais positiva do futuro, um ambiente de trabalho muito mais energizado e metas desafiadoras sendo atingidas com muito mais consistência.

Abraços de alta performance,
Raul Candeloro
Diretor

P.S. Líderes de equipes de alta performance também pensam exatamente da mesma forma: crença inabalável no sucesso da sua equipe e na sua capacidade de superar os obstáculos que naturalmente surgirão. Falarei sobre isso na Semana da Liderança e Gestão Comercial: https://bit.ly/SemanaGestãoeLiderança

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima