Explique ao seu chefe que vai precisar levar seu filho ao trabalho por alguns dias ou horas, enfatizando que é uma exceção Filhos e trabalho: combinação complicada de se acertar sem causar conflitos. Seja nas férias escolares ou não, crianças no trabalho trazem para as mães momentos delicados.
Em alguns casos extremos não tem jeito: acaba-se por levar os pequenos (muitas vezes nem tão pequenos assim) para o local de trabalho em uma tentativa de conciliar os deveres familiares com os profissionais.
Naturalmente, é pior do que pisar em ovos. Afinal de contas, por mais liberal que seja a empresa, há pouco espaço fÃsico para qualquer elemento que destoe do ambiente profissional ou que sugira ? ainda que remotamente ? que você esteja dispersando sua atenção e produtividade.
DifÃcil. Mas, se não houver mesmo alternativa, o jeito é minimizar ao máximo qualquer contratempo provocado por esse tipo de quebra de rotina.
Algumas dicas:
– Explique (dizendo o motivo) ao seu chefe e/ou avise-o de que vai precisar levar seu filho ao trabalho por alguns dias ou horas, enfatizando que é uma exceção.
– Previna seu filho do ambiente que irá encontrar, situe-o quanto ao trabalho que você faz e como deverá se comportar.
– Caso seu filho seja pequeno, organize um kit distração ? livros, cadernos de colorir, estojos, jogos de montar? Naturalmente, de acordo com a idade. Pois é quase certo que, depois da primeira hora, ele vai se cansar de observar como ?mamãe trabalha?.
– Nem pense em levar games barulhentos, brinquedos com apitos e/ou corda que possam sair do controle e invadir a sala de seu chefe ou o espaço de seu colega.
– ProÃba, terminantemente, seu lindo pré-adolescente de usar seu micro por horas a fio e não deixe que ele tome posse da mesa de um colega que ?ainda não chegou?, alegando que ?quando ele chegar a gente vê??
– Também não é o caso de deixar seu filho utilizar o telefone ininterruptamente (a conversa dele, alheia a assuntos de trabalho, atrapalha mais do que você imagina). Se for o caso, dê-lhe o seu celular e peça que fale baixo e discretamente.
– Finalmente, broncas aos brados, nem pensar. Você, mais do que ninguém, sabe o quanto isso é contraproducente em público e não vai querer dar esse péssimo exemplo justamente em seu ambiente profissional