Criatividade e inovação com foco em resultados

Inovação e criatividade são essenciais para o contínuo desenvolvimento e competitividade de uma nação. Coisas boas acontecem quando o pensamento inovador começa. Ele poderá ajudar a criar novos produtos, trazer melhoria nos processos e a desenvolver novas tecnologias, tornando, assim, a empresa mais competitiva.

O investimento em criação e em novas tecnologias não favorece somente a pesquisas de idéias através da internet, mas também contribui para que a empresa torne-se mais produtiva. Mesmo diante de situações de crise, em que nem sempre disponibilizamos de dinheiro para investir, temos de buscar várias idéias, mesmo com recursos limitados, sempre pensando: de que maneira posso melhorar esta atividade? De que forma posso contribuir, com maior impacto, na rentabilidade, qualidade dos produtos, segurança do trabalhador, satisfação do cliente (sem ferir a ética, obviamente)? Como poderei contribuir para uma sociedade melhor? Como poderei aumentar a minha renda?

Nem sempre utilizamos todo o nosso potencial, embora percebamos que há muitas idéias criativas implementadas e apresentando resultados de uma forma geral. Estimular e investir no pensamento criativo e inovador é retorno garantido.

O processo criativo exige: mente aberta, receptividade ao novo, equilíbrio nas emoções. Pois nem sempre negócio combina com emoção seguida da lógica.

Quando falamos em criatividade e inovação com foco em resultado, o pensamento lógico não poderá vir à frente. Temos de inicialmente deixar a mente livre para buscar idéias, intuir, usar do pensamento divergente, expandir e depois colocar a lógica em ação, através do pensamento convergente, buscar resultados qualitativos e quantitativos.

Percebo a criatividade como algo que é novo, útil, tanto para o criador quanto para a sociedade, tratando-se de um processo que possui começo meio e fim. Há o processo de criação, com a mente aberta, que necessita da imaginação. Mas temos de colocar em prática o que imaginamos passando pelo crivo da lógica, do mercado consumidor, entre outros.

O processo criativo exige trabalho duro e disciplina, porém suas idéias também surgem quando sua mente está brincando, ociosa, curiosa, inquieta e, por vezes, incomodada. Se você for uma pessoa curiosa, idéias vão bater à sua porta, pois você perceberá lacunas, necessidades, costumes, que certamente favorecerão a geração de idéias.

Hoje a inovação está mais centrada na gestão de negócios, na qual há, constantemente, melhorias no que já existe, e por vezes, percebemos baixa originalidade. Porém, o pensamento criativo servirá como base tanto para um processo de inovação quanto de originalidade.

O pensamento criativo é a fundamentação sobre a qual você constrói uma idéia inovadora ou original.

Exercitar esse pensamento é simples. Pense sempre nas perguntas e busque respostas.

&raquo Se eu não fizesse estas atividades desta forma, de que outra forma faria?
&raquo Como poderei dinamizar as minhas atividades sem comprometer a qualidade?
&raquo Como poderei agregar valor às atividades que executo?
&raquo Com o poderei agregar valor ao negócio da empresa?
&raquo Quais produtos ou serviços poderei criar a partir dos que já existem?
&raquo Quais produtos ou serviços poderei criar para preencher uma necessidade específica de uma população? Lembre-se dos curiosos!

Muitas vezes, é preciso criar várias respostas para cada pergunta. Faça um grande brainstorming, pois é da quantidade que surge a qualidade e lembre-se não é preciso uma grande idéia e sim uma idéia de grande resultado. Nunca foi tão fácil criar como hoje. As necessidades e as informações são inúmeras e o mercado consumidor é vasto.

O processo criativo, em alguns casos, é solitário, partindo de observações, sentimentos, inquietudes, mas que para ser colocado em prática precisa ser compartilhado, este é, em alguns casos, um grande entrave. As pessoas nem sempre compartilham suas idéias, por medo de serem furtadas, correndo o risco de morrerem na gaveta, ficando assim somente na geração de idéias deixando de lado, o colocar em prática.

Na fase embrionária da idéia, por vezes é aconselhável que seja solitária, mas temos de buscar parceiros para viabilizá-la. Poderei citar um exemplo: Prêmio APARH Revista Vencer! de Criatividade nas Empresas.

Ao assumir a vice-presidência de criatividade e inovação da APARH, desenhei várias atividades, entre elas o Prêmio. Conversando com Celso Estrela (diretor do prêmio) e um forte colaborador nas minhas atividades, ele também havia pensado sobre algo do gênero e ficou entusiasmado. Sendo assim, partimos para desenhar o projeto, pesquisamos mercado, definimos critérios, conversamos com pessoas e formatamos o regulamento. Vendemos a idéia para Paulo Xavier, presidente da APARH, que também agregou informações. E agora, o que fazer? Fomos buscar parceiros, adeptos, para vender a idéia. Conversamos com Mauricio Cita que agregou novas idéias, surgindo assim, a parceria com a revista Vencer!. Assim como vários outros apoiadores, gerando idéias e viabilizando o projeto, a cada dia iam surgindo idéias e ajustes em torno de um único objetivo para incentivar a criatividade nas empresas através do prêmio.

Observe o processo: fase embrionária, pesquisa, venda, busca de parceiros, geração de idéias, concretização de idéias, colher resultados e receber casos valiosos. Ocorrerão, sem dúvida, críticas, desinteresses e desincentivo.

Sempre que lançamos uma idéia estamos sujeitos á críticas, reprovações, e às vezes ao rótulo de maluquice. Porém, saiba que essa idéia poderá ter grande valor. Vá, enfrente, pois o processo criativo é um ato de coragem.

Entenda o processo:
&raquo Motivação ? Tenha um objetivo e trace desafios
&raquo Preparação ? Defina metas, desconsidere formas e caminhos, levante informações.
&raquo Incubação ? Confine-se, deixe o inconsciente trabalhar.
&raquo Iluminação ? Registre a idéia.
&raquo Elaboração ? Plano de ação, avaliação.
&raquo Ação ? Atacar, fogo!
&raquo Avaliar ? Quantitativo e qualitativo.

A inovação é um desafio, sempre foi e sempre será. Porque é um passo para o desconhecido, é uma aceitação do ambíguo, algo que somente pessoas corajosas fazem. Ser criativo é escolher não ser medroso, e é isso que fazemos nas empresas. Incentivamos a coragem, o rompimento de modelos mentais pessoais e da organização, pois consideramos que eles são naturalmente modelos em evolução. Podemos perceber que os modelos mentais se tornam limitados por: conhecimento técnico, experiências prévias e similares, e pela forma como o ser humano percebe e processa as informações, favorecendo, ou não, a criação.

A inovação é um processo que usamos para focar nossa criatividade e o pensamento criativo. É fruto de um processo de educação, que vai desde os ensinamentos no lar, nas escolas ou no ambiente de trabalho, o qual pode nos tornar prisioneiros ou livres.

A educação para o pensamento criativo é o primeiro passo essencial para a melhora do nível de inovação que acontece nas empresas. Trata-se de uma forte arma estratégica para a sobrevivência na selva da competição.

O ambiente de trabalho é muito importante. Incentivo à criação individual e coletiva, aos processos abertos de comunicação, ao cuidado com a qualidade de vida do cliente interno e externo, como também a política de recursos humanos adotada. Esses são fatores importantes, sendo assim, a cultura corporativa que encoraja o pensamento criativo deve ser ativamente sustentada, isso supõe correr riscos.

Se quiser ver grandes progressos, terá de correr riscos calculados, pois idéias não funcionam sempre, por isso devem ser registradas, assim como colocadas em prática. Em criatividade não existem erros, e sim ensaios. Uma idéia poderá ser inadequada para determinado momento, mas valiosa em outro. Aprender com os erros e acertos é fundamental.

Estudos apontam que: quanto mais idéias você gerar maior será a probabilidade de ter uma idéia espetacular.

Se quiser ter uma grande idéia, tenha várias. Propicie insigths, através de observações, sentimentos, pensamentos, para chegar aos resultados esperados. Mas lembre-se de que em determinados momentos temos de utilizar o pensamento lógico.

Para cada problema há várias soluções. Ficar somente com uma resposta pouco vai adiantar, não existe nada pior do que uma única idéia, uma única opção. Entenda profundamente sobre a causa, entre no âmago do problema e depois o ataque com várias e várias soluções. Então, decida e implemente-a.

Solte a imaginação, invente.

Conteúdos Relacionados

Show must go on

Show must go on

Hoje ia escrever sobre a morte do vendedor B2B, change management e a mudança brutal que vem forçando equipes de vendas a se adaptarem. Mas,

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima