Criatividade se ensina?

Um dos maiores diferenciais positivos na vida social, empresarial e profissional é o nosso poder de criatividade. Este dom inato facilitou ao homem, desde a pré-história, a sobreviver, resolver problemas e a melhorar sua vida. Um dos maiores diferenciais positivos na vida social, empresarial e profissional é o nosso poder de criatividade. Este dom inato facilitou ao homem, desde a pré-história, a sobreviver, resolver problemas e a melhorar sua vida.

A criatividade está latente na existência de qualquer pessoa. Cabe à educação dar condições para que aflore e seja devidamente explorada. Exercícios diários e simples facilitam este desenvolvimento. Por exemplo: peça ao seu filho (ou aluno) que crie dois finais diferentes para uma mesma história, crie cinco títulos para um filme que vocês assistiram.

Quanto mais cedo começarmos a exercitar esta habilidade, maior capacidade criativa teremos. Uma escola tem que dar a merecida atenção às oportunidades de desenvolvimento da criatividade. Estímulos de comunicação, exercícios de imaginação e liberdade de expressão são valores que precisam ser explorados desde cedo, de forma lúdica, descontraída e freqüente.

O conhecimento através de conteúdos é um fator de importância indiscutível na vida escolar. Mas não pode ser proposto aos alunos como um grande volume a ser absorvido, decorado e engolido. Dar a chance de questionar o porquê das coisas, propiciar aos alunos que manipulem e produzam as próprias atividades, abrir espaço para que grupos ajam em busca de respostas a questões práticas, antes de ouvir qualquer conceito final, são ações que facilitam a imaginação, pesquisa e compreensão das respostas.

Sob estas condições, os resultados se tornam compreensíveis, são fixados de forma permanente e trazem a capacidade de questionar, buscar referencias e concluir. Resultados estes essenciais para a formação educacional que com certeza diferenciam aqueles que tiveram acesso à educação de qualidade.

Estudos realizados pela Universidade de Buffalo (Nova York), comprovam que alunos que tiveram acesso a escolas que favoreciam a capacidade criativa, produziram idéias com uma intensidade de originalidade 94% superior aos alunos que não cursaram o mesmo tipo de educação.

Em resumo, não importa o discurso educacional que se faça. A diferença está (como tudo nesta vida) na ação diária e na seriedade com que encaramos estas questões e em como propomos estas oportunidades.

Vale ainda ressaltar que apesar da criatividade ser um dom humano, atualmente, com a nossa tendência em tornar qualquer vivência pratica, manipulada e rápida, acabamos por dificultar sua manifestação.

Mais do que nunca é hora de exigir um pouco mais da educação que damos e recebemos. Dizer não à tendência que temos em facilitar tudo e dar tudo pronto, será um diferencial futuro para as conquistas de nossos filhos e alunos, que precisam aprender a buscar e dominar esta aprendizagem.

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