Crie e mantenha viva a cultura da celebração

Veja como a celebração e a motivação podem ajudar nas vendas e se motive também! Muitas são as dicas de como montar equipes de vendas vencedoras. Ao longo de mais de três décadas, venho me dedicando aos estudos, pesquisas e ao teste de métodos que possam ajudar os consultores, gerentes e líderes empresariais a otimizarem processos de vendas para se tornarem vencedores em seus segmentos.

Manter o astral da equipe alto é um fator que não pode ser desprezado para o sucesso em vendas. Então, quando você fizer uma venda, comemore com seu grupo ? não só os grandes feitos como também os pequenos resultados.

O importante não é quanto dinheiro fez hoje, mas quanto você contribuiu para que haja uma cultura de vendas vencedora na sua equipe. Garanta atitudes assim em todos os dias de sua vida, e não apenas por um reduzido intervalo.

Por eu ser conferencista e consultor, tenho conhecido, ao longo dos anos, centenas de empresas campeãs de vendas no Brasil e no exterior. Muitas dessas organizações ? às vezes, próximas a nós ? adotam estratégias que merecem, no mínimo, a nossa atenção.

Alinhada com os ensinamentos dos grandes líderes de vendas, encontra-se uma empresa do varejo automotivo no nordeste brasileiro, onde eu estive recentemente prestando serviços. Fiquei muito entusiasmado com o que encontrei por lá.

Não por se tratar de algo inédito (na verdade, estamos falando de um processo moderno de vendas, o qual ajudei a idealizar no fim da década de noventa), mas sim pelo fato de ter sido uma das poucas a terem a sabedoria de customizar e colocar em prática um eficiente método de vendas, com resultados otimizados. Quer saber como funciona? Vamos aos fatos:

Quanto mais o sino toca, mais motivado fica o grupo. O segredo, como já dissemos, é mantê-lo motivado. Nesse sentido, a empresa mantém a equipe de vendas constantemente monitorada para não deixar o astral baixar.

Há um pequeno espaço na área de vendas adequadamente decorado com um sino. A cada venda (após um discreto aviso sonoro), o consultor de vendas que fez a negociação dá três toques no sino, ao mesmo tempo em que toda a equipe fica em pé e aplaude calorosamente (aliás, os clientes também comemoram com empolgação).

O ponto alto do processo é a motivação da equipe em vibrar tantas vezes ao dia. Quanto mais o sino toca, mais motivada fica a equipe. Se existe um colega um pouco desanimado, não irá demorar muito pra ele entrar no clima e logo dará as suas badaladas também.

Há muitos estagiários no grupo, em busca de uma oportunidade (só se contrata alguém de fora se não houver nenhuma possibilidades de aproveitar um da equipe), cuja função é apoiar os consultores no processo administrativo e operacional da venda.

Eles são muitos bem treinados para realizar as funções de apoio e travam verdadeiros duelos nos momentos de comemoração ? o objetivo deles é provar que sua equipe é a melhor e tentam demonstrar isso comemorando entusiasmadamente cada triunfo.

Há, na área de vendas, um som que toca CDs com músicas selecionadas por um coordenador. Elas ajudam a equipe a transmitir um ritmo forte e descontraído. Para expressar total apoio, o diretor da empresa adotou as áreas de vendas como seus locais preferidos de trabalho. Ele divide com os vendedores os espaços nas mesas coletivas, dando-lhes total apoio para que nenhum negócio seja desperdiçado.

Ele se mantém muito entusiasmado, à medida que comemora cada venda com os seus colaboradores. Você pode se perguntar: qual foi o maior resultado contabilizado até agora? Foram muitos. Mas só para não nos alongarmos, desde o início do processo, as vendas triplicaram e eles já abriram mais duas filiais.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima