CRM EletrĂ´nico

A importĂ¢ncia da web como ferramenta indispensĂ¡vel para apoiar estratĂ©gias com foco no cliente O mundo passou por profundas e importantes transformações, sobretudo nos Ăºltimos cinco anos, impulsionadas pelo crescimento da Internet. Ao ganhar na Web mais um poderoso canal de comercializaĂ§Ă£o e de comunicaĂ§Ă£o, o setor corporativo precisou rever conceitos e, principalmente, reestruturar-se. Uma vez que, na era digital, tudo Ă© muito rĂ¡pido e o concorrente estĂ¡ Ă  distĂ¢ncia de um simples clique no mouse.

Assim, para competir nesse novo cenĂ¡rio, oferecer produtos e serviços com melhor qualidade e preço deixou de ser suficiente. Tornou-se preciso, tambĂ©m, conhecer o consumidor, ser capaz de satisfazĂª-lo e nĂ£o perdĂª-lo, logo a seguir, para a concorrĂªncia. Em outras palavras, tornou-se necessĂ¡rio saber criar e gerenciar o relacionamento com o cliente de forma a gerar valor para a companhia. Entretanto, a grande questĂ£o Ă© como fazer isso.

Neste contexto, inovações tecnolĂ³gicas vieram para auxiliar as companhias a enfrentar esses novos desafios. E, no que tange especificamente ao relacionamento com o cliente, uma das ferramentas mais eficientes Ă© o CRM – Customer Relationship Management, que, em linhas gerais, viabiliza estratĂ©gias que permitem Ă  empresa como um todo ter uma visĂ£o Ăºnica de seu cliente. O sistema capta dados e os transforma em informações, permitindo explorar oportunidades de negĂ³cios. Neste sentido, aproveita todas as interações corporaĂ§Ă£o/cliente e as dissemina pela organizaĂ§Ă£o. Desta forma, propicia a todos os departamentos – call center, vendas, marketing, diretoria, manutenĂ§Ă£o e outros – a mesma visĂ£o do cliente: Quem ele Ă©, quais suas necessidades, quantas vezes ligou, reclamações que fez, sugestões que deu, qual a receita que traz para a empresa, entre outras

Em termos conceituais, o eCRM – Electronic Customer Relationship Management – ou CRM eletrĂ´nico, refere-se Ă  inclusĂ£o dos canais eletrĂ´nicos Ă  estratĂ©gia de CRM. Tradicionalmente as soluções de CRM utilizam os canais de comunicaĂ§Ă£o convencionais como o telefone, fax e correio comum. Mas, principalmente a partir do ano 2000, o crescimento de novas e sofisticadas tecnologias como a Wireless Access Protocol (WAP) e a Internet, levou tanto as fornecedoras de soluções, como as empresas usuĂ¡rias, a considerarem tambĂ©m a importĂ¢ncia desses canais.

A Internet, em particular, provocou mudanças profundas em todas as Ă¡reas de negĂ³cios e hoje apresenta-se como um dos mais poderosos canais de comunicaĂ§Ă£o entre a empresa e o cliente. Seja por seu carĂ¡ter bidirecional, seja por sua interatividade, o fato Ă© que a Web Ă© um meio perfeito para o desenvolvimento do marketing de relacionamento e para a implementaĂ§Ă£o de aplicações integradas ao CRM. Mas, exatamente por ser interativa, a Internet exige maiores cuidados por parte das empresas. Muitas companhias apressaram-se em disponibilizar sites de comĂ©rcio eletrĂ´nico. Entretanto, na maioria das vezes, sem planejamento e integraĂ§Ă£o com os demais sistemas da empresa, ocasionando deficiĂªncias no atendimento prestado.

A que se ter em mente que a Web nĂ£o visa substituir o telefone ou o fax, pelo menos a curto prazo, mas constitui um meio novo e complementar de relacionamento entre as partes, cuja comunicaĂ§Ă£o pode ser feita de vĂ¡rias formas: web site, chat, email, web call back, entre outros.

O chat, tambĂ©m chamado de instant message service (serviço de mensagem instantĂ¢nea), Ă© uma das formas de contato que apresenta grande potencial de crescimento. É uma tecnologia que permite a interaĂ§Ă£o online entre as partes atravĂ©s de comunicaĂ§Ă£o escrita no computador. Mas para ser eficiente, de fato, o funcionĂ¡rio que irĂ¡ exercer essa funĂ§Ă£o deverĂ¡ receber treinamento adequado para ter condições de solucionar o problema do cliente, no momento em que ocorre a comunicaĂ§Ă£o. EntĂ£o, nĂ£o se pode iludir sobre a aquisiĂ§Ă£o de tecnologia como ””””””””salvaĂ§Ă£o da lavoura””””””””, uma vez que o software apenas viabiliza o conceito. HĂ¡ ainda a necessidade de integraĂ§Ă£o entre os sistemas, de forma a permitir o acesso Ă s informações para atender ao cliente. Hoje, para muitas empresas, tal integraĂ§Ă£o representa um gargalo e, nestes casos, a prĂ³pria web tem sido utilizada como soluĂ§Ă£o.

Os benefĂ­cios sĂ£o palpĂ¡veis. Se por um lado existem custos para adotar tecnologia apropriada e manter pessoal qualificado, por outro, esse gasto geralmente Ă© compensado e pode inclusive trazer ganhos. Principalmente, porque, em alguns casos, dispensa a necessidade de deslocar um tĂ©cnico atĂ© o cliente e ainda agiliza o atendimento. Outra alternativa interessante Ă© o web call back, uma soluĂ§Ă£o que permite ao cliente que acessa o web site de uma companhia deixe um pedido para que um atendente ligue imediatamente ou em um horĂ¡rio prĂ©-determinado. Para isto, a empresa precisa de um sistema que permita fazer essa ligaĂ§Ă£o automaticamente, colocando as duas partes em contato no horĂ¡rio requerido.

JĂ¡ o e-mail Ă© indicado para clientes que privilegiam a conveniĂªncia e nĂ£o tenham a expectativa de ter a sua solicitaĂ§Ă£o atendida naquele momento. Muitas vezes, estas, sĂ£o pessoas muito ocupadas, sem tempo para ligar ou, simplesmente, porque o telefone para atendimento estĂ¡ sempre ocupado e o cliente nĂ£o tem paciĂªncia para efetuar vĂ¡rias tentativas, preferindo mandar sua reclamaĂ§Ă£o ou dĂºvida pelo e-mail e checar a resposta no final do dia ou atĂ© no dia seguinte.

De qualquer forma, o importante Ă© que a empresa dĂª um retorno breve. Entretanto, o grande problema Ă© que apesar de existir a tecnologia e estar acessĂ­vel, a maioria das empresas ainda nĂ£o sabe usar adequadamente a web como canal de comunicaĂ§Ă£o com seus clientes, ou nĂ£o integraram esse canal aos demais sistemas. De nada adianta, por exemplo, a companhia dispor de um chat se o atendente nĂ£o consegue solucionar o problema e pede para o cliente ligar para o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), obrigando-o a repetir tudo outra vez para um outro funcionĂ¡rio.

Em linhas gerais, estas sĂ£o algumas equações que devem receber maior atenĂ§Ă£o das companhias daqui para frente, alĂ©m, obviamente, das jĂ¡ conhecidas e que devem ser consideradas em qualquer aquisiĂ§Ă£o e implementaĂ§Ă£o de tecnologias como ERP, Supply Chain entre outras. Ou seja, a revisĂ£o dos processos, a estratĂ©gia organizacional e o envolvimento das pessoas.

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