Todos nós sabemos que qualquer cliente gosta de ter um acolhimento caloroso e simpático de quem o atende em qualquer ponto-de-venda. Todos nós sabemos que qualquer cliente gosta de ter um acolhimento caloroso e simpático de quem o atende em qualquer ponto-de-venda.
O que pode contribuir para o mau atendimento? Por exemplo, determinadas palavras e/ou frases que ?matam? uma relação vendedor/cliente e que são ofensivas, quer às regras de boa educação, quer às do bom acolhimento.
No nosso quotidiano falamos determinadas palavras e/ou frases aos nossos amigos, vizinhos e familiares, mas não as podemos pronunciá-las aos clientes.
Palavras como: ?Não? e ?Impossível?, e frases como ?O que quer??, ?Está na hora de fechar a loja?, ?Não está dizendo a verdade?, revelam alguma falta de profissionalismo, antipatia, má-educação e indisponibilidade em satisfazer as necessidades dos clientes.
Como comportamento gera comportamento, o cliente insatisfeito vai comprar onde o acolhimento de quem o atende contribui para a empatia e confiança que ele necessita na compra de qualquer bem ou serviço.
É fundamental ter cuidado com a comunicação, pois os que maltratam os clientes com as palavras vão ser vítimas da sua própria linguagem.
Ao esquecer esses ?grandes detalhes?, podem estar desperdiçando uma vantagem competitiva em relação à concorrência, que é o bom atendimento.
Os clientes são os que sustentam os negócios, portanto eles merecem o tratamento mais delicado e atencioso que possamos dispensar a ele.