Cuidado com o rei

Entre os mandamentos do atendimento ao cliente, tem um bastante conhecido e realista que diz o seguinte: ?Trate o cliente como um rei, não como um Deus. Deus perdoa, mas o rei não, além de impedir que outros comprem.? Entre os mandamentos do atendimento ao cliente, tem um bastante conhecido e realista que diz o seguinte: ?Trate o cliente como um rei, não como um Deus. Deus perdoa, mas o rei não, além de impedir que outros comprem.?

Como está o seu rei? Você tem sempre estendido o tapete de boas-vindas a ele ou o tapete está jogado em um canto qualquer, sem serventia alguma? Se estiver, é uma pena, pois sua empresa é uma forte candidata a aumentar a fila das que estão prestes a fechar definitivamente suas portas.

Deus é bondoso, por isso tem perdoado os deslizes e promessas não cumpridas de muita gente. Mas com o cliente a coisa é diferente, porque já está cansado da falta de comprometimento e profissionalismo de quem lida diariamente com ele. Mesmo assim, muitas empresas não percebem o quanto ele é poderoso no mercado, ditando as regras do jogo e tirando de campo aquelas que jogam mal.

Então, para que sua empresa permaneça no time das vencedoras, sem risco de rebaixamento ou de sumir de vez do mapa, além da regra acima, é fundamental que outras também sejam colocadas em prática. Relacionarei apenas algumas, mas que fazem a diferença:

1) Aja como um bom súdito diante do seu rei, valorizando-o ao máximo para que sinta-se único. Lembre-se de que, no momento do atendimento, ele tem de ser a pessoa mais importante para você. Faça com que todos da empresa dêem a ele um tratamento alegre, gentil, respeitoso e com o máximo de naturalidade. Também não se esqueça do relacionamento depois da venda, a fim de acompanhar sempre o nível de satisfação dele.

2) Demonstre o máximo de interesse para que o cliente perceba que o sucesso da sua empresa depende dele. Mas faça isso com sinceridade, através de ações, e não somente da boca para fora, como acontece com grande parte das empresas. Coloque realmente o cliente em primeiro lugar, que o retorno é garantido.

3) Faça com que as necessidades do seu cliente sejam satisfeitas em todos os aspectos, além de surpreendê-lo sempre com atitudes proativas. Dê um show de atendimento, profissionalismo e comprometimento para que ele fique realmente maravilhado.

4) Qualifique toda a equipe para que o cliente sinta-se seguro ao conversar e comprar de gente que realmente entende do assunto. Não há algo mais desagradável que vendedores despreparados e que não falam com convicção e entusiasmo.

5) Agora, prometeu tem de cumprir! Portanto, nada de assumir compromissos que não possam ser realizados, sob pena de pagar caríssimo. Portanto, depois de assumidos, custe o que custar, não deixe de cumpri-los. Conversas e justificativas, na tentativa de ?tapar o sol com a peneira?, são os caminhos mais indicados para a perda de clientes. E por esses, as empresas vencedoras nem pensam em trilhar.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima