Curriculum.com.br: a loja de profissionais

Case de empreendedorismo da curriculum.com.br A primeira loja de profissionais

A idéia do empreendedor Marcelo Abrileri, fundador da Curriculum.com.br, surgiu de uma percepção de mercado. O que era apenas uma experiência para testar a conexão de páginas HTML com bases de dados acabou se transformando em uma ?loja de pessoas? ou ?loja de profissionais?.

O início

A vida profissional de Marcelo Abrileri começa com as vendas. Entretanto, sua carreira teve um fim trágico. Enquanto vendedor, Abrileri sofreu um acidente de moto ? fato que coincidiu com a quebra de sua empresa e a perda de seu emprego. Pego de surpresa, resolveu investir o dinheiro que sobrou em idéias ? os investimentos foram em diversos artigos e projetos diferenciados.

Em meio a esse turbilhão de mudanças, surge a internet no Brasil. Então, em 1995, o jovem empresário deu início a um dos primeiros provedores de acesso à internet no País, a Alphanet ? empresa especializada no desenvolvimento de serviços e soluções para web. Foi após sua abertura que a Curriculum.com.br finalmente surgiu.

De início, foi apenas uma experiência para testar a conexão de páginas HTML, depois um site para o cadastro de currículos. Mesmo com a internet pouco conhecida no País, a Curriculum.com.br já tinha muitos acessos. Ao perceber isso, o pessoal envolvido no projeto passou a desenvolver um sistema de gerenciamento de currículos via web.

A idéia

?Por que se anuncia a carência de pessoas e não a de coisas como relógios, televisão, carros e outros acessórios??, pergunta Marcelo. Foi essa indagação que o fez pensar, ou melhor, tomar um rumo contrário ao que já existia no mercado. Assim surgiu a idéia principal do site.

A lógica foi a seguinte: quando alguém quer adquirir um relógio, não sai por aí anunciando que possui uma vaga em seu pulso. Isso acontece porque já existe uma loja que disponibiliza o comércio desse artigo e, caso precise, a pessoa vai até lá e o adquire. No caso de pessoas, é diferente. Se você quiser contratar um profissional, não existe uma loja em que possa ir e buscar o que precisa. Ao perceber isso, foi colocada em prática a Curriculum.com.br, a ?loja virtual de profissionais?.

Os diferenciais

A Curriculum.com.br funciona como uma vitrine de profissionais. As pessoas que acessam o site podem cadastrar seu currículo e a empresa que dispõe da vaga pode consultar a base de currículos à procura do profissional desejado. Hoje, ela tem a maior base de dados de todo o País e seu foco é voltado tanto para o candidato quanto para a empresa.

Um dos seus principais diferenciais é o cadastro gratuito. Enquanto diversos sites de currículos cobram por esse serviço, a Curriculum.com.br o oferece de graça. Isso acontece porque seu faturamento advém de outras ferramentas muito mais avançadas. Além disso, o site é fundamentado na administração do currículo e não na vaga, por isso o conceito de ?loja de pessoas?.

Outro diferencial da empresa é o sistema UCN, que funciona como bases distintas e particulares de currículos, além de possibilitar o compartilhamento de ferramentas de pesquisa e gerenciamento de currículos. O site oferece ferramentas diversificadas para a manutenção do currículo e oferta de vaga tanto para a empresa quanto para o candidato. Com isso, os objetivos de ambos os lados são facilitados. Um exemplo dessas ferramentas é a Curriculum Busca, que realiza a busca de profissionais no banco de dados. ?Enquanto as pessoas buscam empresas no Google, empresas ?googlam? pessoas na Curriculum Busca?, explica Marcelo.

Fora essas opções, ainda existem as ferramentas pagas como o Visux, um administrador do processo seletivo que acompanha a empresa desde a abertura da vaga até a chegada ao finalista ou ao contratado.

A visão de um empreendedor

Para Marcelo Abrileri, ser empreendedor é ver além do que as pessoas normais estão vendo e depois criar o caminho para se chegar onde deslumbrou. É ter um lado sonhador e outro fazedor. Nesse mundo cada vez mais competitivo, Abrileri acredita que ter a consciência de que sozinho não se chega a lugar algum é muito importante.

Para quem pretende investir em uma nova idéia, o empreendedor oferece cinco dicas:

1. Verifique se o mercado que você pretende atuar tem futuro.
2. Verifique quem já está nele.
3. Veja se o trabalho que a concorrência oferece pode ser melhorado.
4. Analise se você tem mesmo competência para oferecer um serviço melhor que o dela.
5. Trate o seu dia-a-dia de maneira sistêmica.

Marcelo Abrileri alerta ainda para a importância do trabalho em equipe: ?O empreendedor deve mostrar para o grupo os benefícios da sua idéia?. Dessa forma, todos trabalharão em conjunto e pela mesma causa.

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima