CVC Turismo ? Bom atendimento e serviços exemplares para fidelizar os clientes Ao planejar uma viagem, existem coisas básicas que não podem ser esquecidas. Desde 1972, a CVC está presente no mercado para auxiliar o cliente a se lembrar de tudo e, ainda por cima, voltar da viagem com ?gostinho de quero mais?. Em entrevista exclusiva à VendaMais, Roberto Vertemati, gerente regional de vendas da CVC em São Paulo, mostra que vender serviços pode ser mais fácil que se imagina. Confira!
VendaMais ? Quais as principais dificuldades encontradas na venda de serviços?
Roberto Vertemati ? A venda de serviços e a de produtos não são muito diferentes, pois os principais elementos são comuns: vendedor e clientes. O ponto principal, na minha opinião, consiste em estabelecer um trabalho orientado para o cliente, visando atender suas necessidades, desejos e sonhos. A grande dificuldade para vender serviços é a mesma encontrada para vender qualquer produto: encontrar e formar equipes que tenham boa vontade, que é o elemento-chave. Não há nada pior que lidar com vendedores ou atendentes que não tenham desejo de servir.
Como sua empresa treina os vendedores para vender o intangível?
Vender viagens é um exercício permanente de vender imagens, sensações, emoções e possibilidades. Para conseguir atingir esse resultado com mais convicção e propriedade, desenvolvemos programas de treinamento através de material didático (folhetos, brochuras e apostilas), em vídeo, palestras, e-learning e visitas in loco (os chamados famtours ou familiarization tours). Essas ações possibilitam aos vendedores desenvolver um conhecimento técnico e prático dos nossos roteiros.
Como é feita a fidelização de clientes em sua empresa?
O grande trabalho de fidelização está baseado no bom atendimento e no serviço bem prestado. Temos um bom índice de recompra, o que mostra que o caminho escolhido está correto. Estudamos também criar planos de fidelização com sistema de pontuação e benefícios durante as viagens, mas isso está sendo analisado pelo nosso departamento de marketing.
Como vocês se diferenciam da concorrência?
Acredito que um dos principais diferenciais é manter uma política agressiva de oferta, preço e pontos de distribuição. Hoje, trabalhamos com mais de sete mil agências de viagens em todo o Brasil, sendo que quase mil estão localizadas em shoppings, galerias e hipermercados que funcionam aos sábados, domingos e feriados. É fundamental ter distribuição e estar aberto quando o cliente tem disponibilidade para comprar, e para isso não há lugar melhor que os grandes centros de varejo.
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Para saber mais, acesse o site: www.cvc.com.br
Colaborou nesta matéria: Natasha Schiebel