Davi e Golias e o valor da coragem

Davi pode reacender em crianças e jovens a paixão pela vida. É possível seduzi-los para a busca de atitudes pró-ativas Em Davi e Golias temos, na verdade, uma espécie de épico, que narra a guerra entre fortes e fracos. Davi vence a batalha contra o gigante Golias utilizando a coragem, a garra e a determinação próprias dos que lutam contra as injustiças e as desigualdades sociais.

Esse é um exemplo valioso para as crianças e para a juventude dos nossos dias. Davi pode reacender nesses jovens a paixão pela vida. É possível seduzi-los para a busca de atitudes pró-ativas sintonizadas com a força interior que, mesmo adormecidas, todos possuem. Os heróis de todos os tempos têm a função de instigar, estimular e incitar o ânimo necessário em quem os admira.

Ao vencer o soldado Golias, Davi provou ser possível combater o mal, ou a sua personificação mais imediata, com os instrumentos de que dispomos, bastando, para tanto, muita fé, coragem, destreza e habilidade no manejo das ferramentas para derrotar os gigantes…

Todos aqueles que se propõem a voar, a ir além, a superar as expectativas devem saber que estão sujeitos a intempéries. Mas é preciso enfrentá-las. Ter coragem é, sobretudo, ter certeza de que a fascinante aventura da vida não perderá os seus mais atrevidos e sedutores momentos.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima