Dê atenção ao seu inconsciente

O insight envolve entender como os seus sentimentos motivam suas ações. Você desenvolve mais facilmente insight quando não tem nada a esconder. Quando você esconde os sentimentos, é difícil separar os sentimentos atuais dos antigos que estão revivendo. Essa confusão a respeito daquilo que você sente é chamada de inconsciente.

A maioria das pessoas não costuma observar seus sentimentos, nem dar atenção à sua resposta emocional do mundo. Em vez disso, elas esperam demais e só observam os sentimentos quando estão acumulados e ameaçam escapar.

Esses sentimentos despercebidos também são o inconsciente. Qualquer atividade que aconteça sem o nosso conhecimento pode ser chamada de inconsciente. Muito do que chamamos de inconsciente é apenas falta de atenção, uma nova forma de negação.

Basta simplesmente dar atenção àquilo que você estiver sentindo que isso trará muito do inconsciente para o domínio da consciência e, portanto, para o seu controle. Você poderá conhecer tudo a respeito de si mesmo se realmente quiser saber a verdade, se estiver disposto a enxergar a si mesmo como realmente é, e se acreditar que nada do que você descobrir a seu próprio respeito pode feri-lo. Você ignora um sentimento e seu significado se torna oculto quando teme as conseqüências de admitir esse sentimento ou de assumir a responsabilidade por uma ação.

Quando esses sentimentos vêm à tona, eles vibram em sua memória, pegando-o de surpresa. Insight é uma percepção súbita da conexão entre suas ações e sentimentos ou entre um sentimento do presente e um do passado. A percepção tem uma sensação de novidade e poder. É claro que você sabia dessa verdade o tempo todo, mas apenas estava assustado demais para olhar diretamente para ela.

O propósito de conseguir o insight e entender os seus sentimentos é ser capaz de ficar em paz consigo mesmo, de modo a poder estar plenamente disponível para os acontecimentos e para as pessoas em sua vida, sem a necessidade de distorção. Para fazer isso, você precisa aceitar que é você é bom, digno de amor, inteligente e forte. Se você acreditar nisso com confiança suficiente para poder admitir os momentos em que não é bom, em que é menos digno de amor, em que age de modo menos inteligente, em que é fraco, você saberá tudo aquilo que precisa saber para viver uma vida de insight.

Quando você permite que seus sentimentos venham à tona, olha para eles e identifica sua fonte, a sensação de ser invadido dá lugar ao entendimento e alívio. O inconsciente se torna cognoscível.

Para saber mais: Liberdade emocional, de David Scott (Summus Editorial). ?Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, desperta? ? Carl Jung

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima