Há 58 anos no mercado, a Cerâmica Sumaré comemora crescimento recorde nas exportações Há 58 anos no mercado, a Cerâmica Sumaré comemora crescimento recorde nas exportações
Presente no mercado desde o fim da década de 40, a Cerâmica Sumaré é uma das principais indústrias do setor de pisos e revestimentos. Sua fábrica está localizada em Hortolândia, SP, e produz uma variada linha de produtos, que podem ser utilizados nos mais diversos ambientes.
Tudo teve início com a produção de telhas em uma fazenda que possuía apenas uma pequena olaria. Como crescimento e investimento são palavras que caminham juntas, a Sumaré precisou investir muito em maquinário para expandir seus negócios. Mas todos os investimentos sempre foram previamente estudados e calculados. Marco Barbosa, gerente geral da empresa, conta que qualquer investimento só tem efeito se trouxer valor agregado ao produto ou for percebido pelos clientes e consumidores. ?É feita uma análise do custo/benefício do investimento e uma outra de viabilidade econômica e financeira, para que não haja nenhum desencaixe no fluxo de caixa da empresa. Essas análises também mostrarão em quanto tempo o investimento se pagará.?
Para se manter tanto tempo em um mercado tão competitivo a adverso, o desafio é estar atento às tendências de mercado para produzir aquilo que os clientes desejam. ?Faz parte desse processo o controle dos custos e despesas, a fim de manter a empresa financeiramente saudável?, explica Marco.
Mercado externo
Muitas portas se abriram quando a Cerâmica Sumaré percebeu que, além do mercado interno, poderia investir também em exportação. Apesar desse trabalho já ser desenvolvido há mais de dez anos, com as várias instabilidades econômicas interna e externa deste período, o foco principal sempre esteve no mercado interno. ?Há, aproximadamente, três anos é que resolvemos solidificar as bases comerciais no mercado externo como uma estratégia comercial de longo prazo e não de oportunidade para escoar a produção?, revela Marco.
Para entrar no mercado de exportações, em 1995, a empresa trabalhou inicialmente com clientes da América do Sul, pela proximidade e facilidade de transporte. Aos poucos, foi ampliando para América Central, Caribe e África. Mas, naquela época, havia muitas dificuldades nos processos de exportação e comunicação, que não contavam com as facilidades dos dias de hoje.
Conciliar e atender as exigências dos mercados interno e externo não é tarefa das mais fáceis. Até porque cada país possui culturas, clima e valor aquisitivo diferentes. ?Normalmente, o mercado externo é mais exigente que o interno, o que por um lado é positivo para o mercado interno, pois os produtos são produzidos com tolerância mais rígida em relação às normas brasileiras. Afinal, não fazemos distinção entre produtos que serão vendidos aqui ou lá fora. Nosso principal desafio é desenvolver produtos que sejam bem-aceitos nos dois mercados, afim de maximizar a produção e obter o melhor resultado de vendas em ambos?, ensina Marco.
Resultados e expectativas
O ano de 2005 foi muito positivo para a Cerâmica Sumaré. No mercado externo, um recorde histórico, com crescimento de 45% sobre 2004. Consolidando com o mercado interno, a empresa cresceu quase 10%, o que é extremamente positivo se forem consideradas todas as variáveis econômicas ocorridas no ano passado.
Para 2006, as expectativas são as melhores possíveis. ?Será um ano de consolidação nas exportações, com desenvolvimento de mais mercados e lançamentos de novos produtos. Há previsão de investimento em maquinário para melhorarmos cada vez mais a qualidade e produtividade?, revela Marco.
Para os pequenos empreendedores que desejam trabalhar com exportação, Marco deixa claro que não é preciso ter um grande negócio para conquistar mercados estrangeiros. ?O momento externo é extremamente positivo e os outros países estão crescendo. Um dos pontos de maior atenção deverá ser a variação cambial, que em nosso país é muito volátil, podendo viabilizar ou não um negócio no curto prazo.?
BOX
Para exportar é preciso empreender
Confira as seis dicas de Marco Barbosa para empreendedores que queiram ter seu próprio negócio:
– Primeiramente, é preciso saber se o negócio pretendido vai atender alguma demanda de mercado inexistente ou insatisfeita.
– Preparar um bom planejamento estratégico capaz de conduzi-lo a reagir e superar as diversas variáveis internas e externas que seguramente virão.
– Uma boa análise da concorrência e do mercado.
– Objetivos e metas claramente definidos e atingíveis.
– Estratégias e táticas para concepção e implementação do correto marketing mix.
– Uma equipe motivada e comprometida para executar tudo isso.